quinta-feira, 12 de julho de 2012

Deputado Magno Bacelar afirma que construção de refinaria da Petrobras será mantida

Compartilhar
Por Waldemar Têrr / Agência Assembleia


Quinta-Feira, 12 de Julho de 2012






O deputado Magno Bacelar (PV), vice-líder do Governo, enalteceu, na sessão desta quarta-feira (11), o encontro que a governadora Roseana Sarney (PMDB) teve com a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, na terça-feira (10), quando a dirigente da empresa deu garantias de que manterá o projeto de conclusão da Refinaria Premium em andamento na cidade de Bacabeira. Bacelar destacou o empenho da governadora para que o projeto seja mantido e respondeu às críticas da oposição, dizendo que a refinaria será construída para o Brasil, para o mundo e para o Maranhão.

O parlamentar leu uma declaração da presidente da Petrobrás, na qual ela diz que a empresa trabalha para adequar o projeto aos parâmetros internacionais de preço, prazo e uso de tecnologia padronizada; e que a refinaria é importante para o Maranhão em especial e que o cronograma prevê que a conclusão da obra está prevista para meados de 2018 podendo ser antecipada para o segundo semestre de 2017. Magno Bacelar rechaçou por diversas vezes as críticas de que o projeto seria paralisado.



Bacelar lembrou que foi o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve no Maranhão, acompanhado da então chefa da Casa Civil, ministra Dilma Rousseff, para o lançamento da pedra fundamental deste grande empreendimento, que foi uma reivindicação da governadora Roseana Sarney, do presidente do Senado, José Sarney, e do ministro das Minas e Energia, Edson Lobão.

“É claro que todos nós ficamos satisfeitos porque, afinal de contas é um empreendimento em torno de R$ 20 bilhões e isso vai melhorar muito a situação econômica do nosso Estado, gerando emprego e renda, e oMaranhão se preparou tanto que a nossa governadora Roseana Sarney, baseada nesse projeto, lançou o Maranhã Profissional, assim como a Refinaria Premium outros grandes empreendimentos foram atraídos para onosso Estado pelo incentivo do Governo do Estado”, afirmou. O deputado fez um apelo para que todos os setores torçam e lutem pela execução do projeto.

O parlamentar do PV afirmou que não é possível crucificar o Estado do Maranhão pelo atraso na obra, porque ela é de responsabilidade da Petrobras, uma empresa de economia mista, que é uma empresa que tem acionistas. “O que é que compete a nós políticos? O que é que compete à governadora e ao presidente José Sarney? É reivindicar o projeto importante como este para o nosso Estado. Então, isso a nossa Governadora Roseana Sarney fez; reivindicou, cobrou e a contrapartida do Estado a nossa governadora vem fazendo, a primeira contrapartida principal foi à licença ambiental, o impacto ambiental, que foi discutido, foi analisado, foi liberado dentro da forma, inclusive o contrato da Petrobras com a Secretaria de Meio Ambiente, em torno de R$ 470 milhões”, explicou.
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: