terça-feira, 10 de julho de 2012

Interditada pela Justiça CDP de Chapadinha, MA recebe viatura para transporte de detentos

Compartilhar
Por CN1

Terça-Feira, 10 de Julho de 2012

Adjunto da Sejap, João Bispo Serejo, entrega chave ao diretor do CDP de Chapadinha, Raimundo Peres

Mais um veículo foi entregue pela Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap). Desta vez, a viatura modelo Eco Sport, placa NXP-9407, foi destinada para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Chapadinha. O diretor da unidade, Raimundo Peres, recebeu as chaves das mãos do secretário adjunto de Estabelecimentos Penais, João Bispo Serejo, na tarde desta terça-feira (10).  

O automóvel, que faz parte da frota de 15 carros que servirão para deslocamento de detentos do sistema carcerário maranhense, é o quarto a ser entregue. Até o momento, foram contempladas as unidades de Bacabal, Açailândia e Timon. “Esse é o quarto carro que entregamos; o quinto irá para Davinopolis”, adiantou o assessor especial da Assessoria de Planejamento da Sejap, Roberto Costa Araújo.    

Todos os veículos servirão para que detentos sejam levados para audiências públicas, atendimentos hospitalares e, se for o caso, transferidos de um município a outro no interior do estado. “Com a política de regionalização, vamos precisar de carros para transferir internos daqui da capital para cumprirem pena em seus municípios de origem”, complementou Serejo.

O diretor do CDP de Chapadinha falou da importância de ter recebido o veículo. De acordo com ele, o único carro disponível para o transporte de detentos estava com muitos problemas mecânicos e, com a chegada do novo veículo, todo o procedimento será agilizado. “Esse carro é de suma importância para o transporte dos internos. Esse é um serviço essencial”, observou Raimundo Peres.

Ele relatou, ainda, que o serviço de transporte dos internos é realizado com freqüência naquela unidade. Ele contou que às terças e quintas são feitos os transportes de internos para as audiências judiciais e, às segundas e sextas, para as unidades hospitalares. “Acredito que por dia temos um total de quatro internos que necessitam serem deslocados para algum destes fins”, pontuou.      

Os carros foram todos caracterizados com os logotipos da Sejap e Governo do Estado. O secretário Sergio Tamer destacou que melhorias estão sendo implementadas no sistema prisional, entre elas o transporte de detentos. “Agora, temos carros exclusivos para o transporte e, com certeza, o interno é quem ganha com isso”, declarou Tamer.

Interdição Parcial  no CDP de Chapadinha continua


















O CDP (Centro de Detenção Provisória de Chapadinha), foi interditado parcialmente na sexta-feira (06), por determinação do Juiz das Execuções Penais da Comarca de Chapadinha, Cristiano Simas de Sousa, por apresentar condições inadequadas de confinamento de presos encaminhados à unidade.

Segunda a Portaria  produzida pelo juiz, além das más condições precárias de salubridade, o CDP abriga presos acima de sua capacidade operacional. A capacidade é para abrigar  40 presos,  o CDP mantém atualmente 75 presos.  


Segundo o Juiz de Execuções Penais, ficou  estabelecido um prazo de 45 (quarenta e cinco dias), para que o CDP  adote medidas urgentes para resolução da problemática observada na Unidade Prisional,  caso não seja cumprido a interdição no CDP será total.




Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: