terça-feira, 24 de julho de 2012

Municípios da Região do Baixo Parnaíba participam em Chapadinha, MA de Oficina da Rede Cegonha

Compartilhar

Por CN1

Terça-Feira, 24 de Julho de 2012


A cidade de Chapadinha está sediando oficina sobre a Rede Cegonha ministrada por técnicos da Secretaria Estadual de Saúde. O encontro teve início nesta terça-feira (24) e vai até amanhã. Profissionais da saúde de 14 municípios da Região do Baixo Parnaíba participam da oficina com objetivo de executar o plano de Ação das Redes nos municípios.


De acordo com uma das  ministrantes da oficina,  Emanuela Brasileiro – técnica da Secretaria Estadual de Saúde,  estão sendo  abordados   os indicadores de saúde de cada localidade, capacidade instalada, assistência e acompanhamento ao pré-natal, parto, nascimento, pós-parto e acompanhamento da criança de 0 a 24 meses e DST/AIDS.



A Rede Cegonha, instituída no âmbito do SUS – Sistema Único de Saúde por meio da Portaria nº 1.459, de 24 de junho de 2011, consiste numa rede de cuidados que visa programar um novo modelo de atenção à saúde da mulher e à saúde da criança, com vistas a redução da mortalidade materna e infantil.

A Secretária de Saúde de Chapadinha, Maria José  Coutinho, anfitriã do encontro,  disse que após a implementação da Rede Cegonha, os  municípios elaborarão seus planos de ações  para a execução das fases de documentação. “No caso de Chapadinha, o nosso plano da Rede Cegonha está bem avançado e estamos monitorando e avaliando as ações do plano que já foi encaminhado à Brasília”, disse a Secretária de Saúde.   

Maria José Coutinho, agradeceu o  apoio da prefeita Danúbia Carneiro nas ações realizadas pela secretaria de saúde do município para a implantação da Rede Cegonha.
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: