quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

J. Frangos

J. Frangos







J-Frangos - Frigorífico e Sacolão. Sua Melhor Opção em Preço e Qualidade em Chapadinha e Região.







Conheça o J-Frangos - Frigorifico e Sacolão e desfrute do mais completo frigorifico da cidade de Chapadinha e região. 

Você vai encontrar, frutas, verduras e legumes sempre fresquinhos e com ótimas ofertas.

J-Frangos – Frigorifico e Sacolão, fica na Avenida Raimundo Oliveira, no bairro Areal, telefone  98-3471-4606 e 9101-2329.





Menina de 15 anos, que aparece em vídeo, fazia sexo com padre uma vez por mês há um ano

Menina de 15 anos, que aparece em vídeo, fazia sexo com padre uma vez por mês há um ano


Quinta-Feira, 28 de fevereiro de 2013






As investigações sobre o caso do padre Emilson Soares Corrêa, já indiciado por estupro de uma menina de sete anos, ganharam novo personagem. A menina de 15 anos que aparece em um vídeo — divulgado pelo EXTRA na última terça-feira — fazendo sexo com o religioso na casa paroquial da Igreja Nossa Senhora do Amparo foi depor ontem na delegacia. Ela confirmou, em seu depoimento, que participou do flagra armado pelo pai das duas meninas que acusam o padre de estupro e afirmou que mantinha relações sexuais mensalmente com o padre desde os 14 anos. No relato, a menina afirma que ele oferecia pequenas quantias em dinheiro a ela
.
— Ela disse claramente que aquela não foi a primeira vez. O relato da menor se aproxima muito do depoimento da outra menina, de 19 anos, também seduzida com presentes — afirmou a delegada Marta Dominguez, da Deam de Niterói.

Ela, porém, deixa claro que, apesar de a menina ser menor de idade, o ato sexual não configura crime:

— Ela tinha mais de 14 anos e não houve violência ou ameaça.

Embora o depoimento da menor não tenha produzido efeitos no inquérito, a situação do padre ficou mais complicada ontem. Um novo relato da menina de 19 anos, que também aparece no vídeo, resultou em novo indiciamento do padre por estupro. A jovem relatou à delegada que o padre a convenceu a fazer sexo oral com ele quando ela tinha apenas 13 anos. O episódio teria acontecido na banheira de hidromassagem em formato de coração que o padre tinha em sua casa paroquial.

— O novo indiciamento deixa o padre em situação mais difícil. Se a denúncia for aceita pelo Ministério Público, ele pode incorrer em concurso material, pois cometeu o crime mais de uma vez — explicou a delegada.




Fonte: Extra
SSP apresenta a “Wanda do Maranhão” que furtou bebê

SSP apresenta a “Wanda do Maranhão” que furtou bebê



Quinta-Feira, 28 de fevereiro de 2013













Conforme divulgado em primeira mão no GI Portal, uma ação coordenada pela Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI) e realizada pela equipe da delegada Maria de Jesus Sousa Melo, que está respondendo pela Delegacia Regional de Bacabal e pelo delegado José Henrique Rodrigues, da delegacia de São Mateus culminou na prisão da mulher suspeita de raptar um recém-nascido, na segunda-feira (25), do Hospital Geral de Alto Alegre do Maranhão.
A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) apresentou Cleudiane Conceição Ortenco Rocha, 20 anos, que foi encontrada na casa dos pais na Rua Magalhães de Almeida, Bairro Vaquejadaem São Mateus.
Os policiais localizaram a criança no município de São Mateus, após informações de que havia uma mulher naquela cidade que teria tido um bebêem Alto Alegre do Maranhão, na manhã do dia 25.
A mulher foi apresentada, na quarta-feira (27), pelo secretário Aluísio Mendes, o adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Laércio Costa, a delegada Geral de Polícia Civil, Maria Cristina de Meneses, e o superintendente do Interior, Jair Lima de Paiva.
─ Trabalhamos nas investigações com total discrição para não comprometer a localização da mulher e possibilitar a recuperação da criança sem sequelas, pois não sabíamos da real intenção dela com a criança que já está em casa com a família ─ disse Aluísio.
A delegada Geral acrescentou que não há quaisquer indícios de se tratar de tráfico de pessoas. Segundo as investigações, a intenção de Cleudiane era manter a criança como se fosse sua filha.
Cleudiane Conceição Ortenco Rocha apresenta as mesmas características do retrato-falado divulgado pela Delegacia Geral na tarde de terça-feira (26).
Segundo informações policiais, ao ver a polícia em sua residência, a mulher apresentou um comportamento agitado e alegou que ficou internada no hospital, tendo o suposto parto ocorrido por volta das 9h de segunda-feira (25).
O superintendente do Interior, Jair de Paiva, disse que ficou constatado junto ao Hospital que não havia nenhum prontuário ou procedimento clínico registrado em nome de Cleudiane.
Testemunhas relataram, ainda, durante depoimentos, sobre a vestimenta e a bolsa utilizada por ela no momento do sequestro. Os objetos foram encontrados, nas mesmas características relatadas, em sua casa.
Na ocasião da prisão, o bebê foi levado para o Hospital de Alto Alegre, onde foi reconhecido pela família. A mulher também foi conduzida, sob a custódia da polícia, para o Hospital daquele município, tendo sido comprovado que ela era de fato a sequestradora da criança.
O inquérito policial do caso tem 10 dias para ser concluído. O foco da Polícia agora é investigar possíveis participações de outras pessoas no sequestro. Cleudiane Conceição Ortenco Rocha foi autuada por sequestro e será encaminhada para o Presídio Feminino.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Prefeito de Santa Quitéria é internado no Hospital Sírio Libanês em São Paulo

Prefeito de Santa Quitéria é internado no Hospital Sírio Libanês em São Paulo



Quarta-Feira, 27 de Fevereiro de 2013



O Prefeito de Santa Quitéria, Dr. Sebastião Moreira encontra-se internado no Hospital Sírio Libanês em São Paulo, o mesmo foi transferido da UDI Hospital, na capital São Luís no último sábado (23), para o Sírio Libanês.

SAM_0041
Dr.Sebastião Moreira (foto arquivo)
Dr. Sebastião sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) no dia 16 de fevereiro e foi levado por uma aeronave que partiu da cidade de Vargem Grande-Ma, para a capital São Luís, onde estava internado na UTI da UDI. 
Depois de 8 dias, a família transferiu Dr.Sebastião  para a capital paulista, onde está sendo acompanha por sua filha Sâmia Moreira, esposa do Prefeito de Magalhães de Almeida,  Neto Carvalho.
Segundo informações de uma de sua filhas, Lena Moreira, Dr.Sebastião já apresenta melhoras no seu quadro de saúde, que era bastante complicado, o mesmo já não está usando sonda para se alimentar, consegue falar e andar. Para Lena Moreira, a recuperação do seu pai, Dr.Sebastião, evolui bem.


Fonte: Portal Santa Quitéria
Araioses: Valéria Leal entrega enxoval para gestante menor de idade

Araioses: Valéria Leal entrega enxoval para gestante menor de idade



Por Daby Santos

Quarta-Feira, 27 de fevereiro de 2013


Rita recebe o enxoval que a prefeita Valéria Leal lhe deu.
Rita recebe o enxoval que a prefeita Valéria Leal lhe deu.
Hoje pela manhã (27/02)  na prefeitura de Araioses não foi diferente do que ocorrem todos os dias, ou seja, a casa cheia de gente para tratar de assuntos junto aos órgãos municipais e principalmente, falar com a prefeita Valéria Leal.
E hoje um fato chamou atenção. Rita, uma jovem gestante com apenas 14 anos de idade, moradora da comunidade Mucambo e que terá seu bebê no mês de abril, era uma das pessoas que queria falar com a prefeita.
Quando a jovem gestante foi recebida por Valéria, recebeu dela, um enxoval completo que a deixou muito feliz. É que antes a prefeita já tinha conhecimento do caso da menina-mãe e mandou um de seus assessores comprar o presente tão oportuno.
Mas o caso também provocou comentários entre os assessores da prefeita. Teve um quem disse que as duas tinham algo em comum, ou seja, ambas eram bastante precoces nas atitudes. Rita aos 14 anos já vai ser mãe e Valéria Leal com apenas 21 anos, já é prefeita de Araioses. As duas começaram muito cedo a lidar com coisas de gente com mais idade.
É a vida que sempre vale a pena ser vivida e que as duas sejam muito felizes no que fazem.
Justiça Cassa Prefeito e Novas Eleições Serão Marcadas em Codó

Justiça Cassa Prefeito e Novas Eleições Serão Marcadas em Codó


Quarta-Feira, 27 de fevereiro de 2013

É o que determina a sentença do juiz eleitoral, Pedro Guimarães Junior, que acaba de ser publicada no Fórum Eleitoral de Codó.





O prefeito de Codó, Zito Rolim (PV) e seu vice, Guilherme Archer (PMDB),  tiveram cassados seus diplomas,  anulados todos os votos que receberam  em outubro de 2012 e ficaram inelegíveis pelos próximos oito anos.

É o que determina a sentença do juiz eleitoral, Pedro Guimarães Junior, que acaba de ser publicada no Fórum Eleitoral de Codó.

Não está relacionada ao caso dos vídeos de compra de votos. Esta sentença diz respeito à uma Investigação Judicial Eleitoral impetrada pelo Ministério Público acusando José Rolim Filho e Guilherme Ceppas Archer de USO INDEVIDO DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL,  no caso a TV Codó que é pública, ora controlada pela prefeitura.

Também foram sentenciados os apresentadores Jonas Bastos Martins Lopes Filho, Osvaldo Pereira da Silva Filho (Maozinha) e Antonio Leandro Sousa Paiva (Leandro de Sá).

“Alega a representante (Dra. Linda Luz) que o primeiro representado, candidato a prefeito desta cidade, estando em plena campanha eleitoral, conforme faz prova documentação anexa, juntamente com os demais representados (Guilherme, Jonas, Osvaldo e Leandro), vem utilizando a TV Codó Canal 13, autorizatária municipal de serviço público, de forma abusiva para beneficiar o mencionado candidato”, relata a sentença explicando a motivação do Ministério Público Eleitoral

A SENTENÇA
Por conta de tudo que o Ministério Público apresentou de provas contra os cinco acusados os juiz Pedro Guimarães Junior decidiu CASSAR O DIPLOMA DE Zito e Guilherme, ANULAR todos os 23.075 votos que tiveram em outubro e ainda os tornar inelegíveis pelos próximos oito anos.

“Julgo procedente a presente INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL para, nos termos do art. 22, inciso XIV, da lei 64/90,  CASSAR OS DIPLOMAS DE PREFEITO E DE VICE PREFEITO,  expedidos, respectivamente, em favor de José Rolim Filho e Guilherme Ceppas Archer e, via de consequência, ANULAR OS VOTOS DADOS AOS MESMOS no presente pleito,  além de declarar a INELEGIBILIDADE destes  e dos demais representados Jonas Bastos Martins Lopes Filho, Osvaldo Pereira Filho e Antonio Leandro Sousa Paiva  para as eleições a se realizarem nos 8 anos subsequentes à eleição de 2012”, escreveu o juiz

QUEM ASSUME?
Ninguém assume por enquanto. Pedro Guimarães Junior não determinou a entrada, imediata, de Biné Figueiredo e Hildemberg Oliveira, porque numa outra ação, também publicada hoje (traremos detalhes logo,logo) os então candidatos Francisco Nagib e Zé Francisco também tiveram todos os seus votos anulados.

Nesta situação, o cabível é uma nova eleição.

Da sentença de Pedro Guimarães Junior cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral.

Com Informação do Blog do Acélio Trindade
Quatro pessoas de uma mesma família morrem em acidente na BR-230 no MA

Quatro pessoas de uma mesma família morrem em acidente na BR-230 no MA



Quarta-Feira, 27 de fevereiro de 2013

Um grave acidente de trânsito foi registrado  na manhã de terça-feira (26),  com quatro vítimas fatais na BR-230, Km 25, entre os municípios de Barão de Grajaú e São João dos Patos no Maranhão, envolvendo um caminhão e um carro de passeio com cinco pessoas, que seguia para a cidade de Campina Grande-PB.

Segundo informações obtidas pela reportagem do Portal FlorianoNews, o caminhão estava sentido Barão de Grajaú à São João dos Patos, e o carro com sentido São João dos Patos à Floriano. O condutor do carro teria perdido o controle da rota e veio a colidir com o caminhão que estava carregado de porcos.


Imagem: FlorianoNewsAcidente deixa quatro vítimas fatais entre Barão de Grajaú e São João dos Patos.(Imagem:FlorianoNews)

Imagem: FlorianoNewsAcidente deixa quatro vítimas fatais entre Barão de Grajaú e São João dos Patos.(Imagem:FlorianoNews)

As vítimas foram identificadas como: José Antônio Cipriano, 59 anos, Maria Vilanei Rodrigues, 58 anos, José Adaílton Rodrigues, 36 anos, e Francisco Rodrigues de Sousa, 38 anos. A única sobrevivente foi Evanilda Freitas da Silva, 45 anos.

As vítimas foram levadas para o Hospital Municipal Barjonas Lobão, no município baronense, e em seguida encaminhadas para Campina Grande-PB.

Imagem: FlorianoNewsAcidente deixa quatro vítimas fatais entre Barão de Grajaú e São João dos Patos.(Imagem:FlorianoNews)


Imagem: FlorianoNews
Acidente deixa quatro vítimas fatais entre Barão de Grajaú e São João dos Patos.(Imagem:FlorianoNews)

O Corpo de Bombeiros de Floriano se deslocou até o local do acidente para ajudar na retirada dos corpos que permaneciam presos às ferragens.

O motorista do caminhão,Gerson Luis M. de Oliveira, foi levado para o município de Barão de Grajaú para prestar depoimento.

As Polícias Militar e Civil de Barão de Grajaú isolaram o local para aguardar a chegada da Polícia Rodoviária Federal de Balsas para a realização de perícia.

Imagem: FlorianoNewsAcidente deixa quatro vítimas fatais entre Barão de Grajaú e São João dos Patos.(Imagem:FlorianoNews)

Imagem: FlorianoNewsAcidente deixa quatro vítimas fatais entre Barão de Grajaú e São João dos Patos.(Imagem:FlorianoNews)

Imagem: FlorianoNewsAcidente deixa quatro vítimas fatais entre Barão de Grajaú e São João dos Patos.(Imagem:FlorianoNews)

Imagem: FlorianoNewsAcidente deixa quatro vítimas fatais entre Barão de Grajaú e São João dos Patos.(Imagem:FlorianoNews)

Imagem: FlorianoNewsAcidente deixa quatro vítimas fatais entre Barão de Grajaú e São João dos Patos.(Imagem:FlorianoNews)

Imagem: FlorianoNewsAcidente deixa quatro vítimas fatais entre Barão de Grajaú e São João dos Patos.(Imagem:FlorianoNews)

Imagem: FlorianoNewsDocumentos de identificação das vítimas.(Imagem:FlorianoNews)Documentos de identificação das vítimas.
 
Fonte: Floriano News/Edição CN1






Roseana apresenta os novos membros do governo

Roseana apresenta os novos membros do governo



Quarta-Feira, 27 de fevereiro de 2013


João Abreu, assume a Casa Civil
O ex-secretário de Trânsito e Transportes de São Luís, Clodomir Paz (PDT), vai assumir o cargo de secretário de Programa Especiais do Governo do Maranhão.
Tradicional militante pedetista, Clodomir Paz, no governo, é fruto de uma articulação desenhada pelo ex-chefe da Casa Civil do Governo, o atual secretário de Infraestrutura, Luis Fernando Silva.
Clodomir assume a Secretaria de Projetos Especiais
Junto com João Abreu, que assume a Casa Civil, Clodomir foi apresentado na tarde desta terça-feira aos deputados federais, pela governadora, como os mais novos integrantes do staff estadual.
Pela manhã, durante inauguração da Unidade de Segurança Comunitária (USC), na Vila Luizão, Roseana fez um reconhecimento público do papel desenvolvido por Luis Fernando na Casa Civil.
─ O Luis Fernando esteve no meu lado nas crises, nas dificuldades e também nas horas de sucesso. É uma pessoa que eu confio, tem experiência, foi o melhor prefeito do Maranhão quando esteve à frente da prefeitura de São José de Ribamar. É um gestor que nós compartilharmos a administração do estado e que está preparado para exercer qualquer cargo porque é um homem brilhante ─ destacou.
Fonte: GI Portal

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Tem inicio as obras de reforma  do Estádio Municipal de Araioses

Tem inicio as obras de reforma do Estádio Municipal de Araioses



Do Blog do Daby Santos

Manin Leal, principal articulador do projeto que visa colocar em destaque o futebol araiosense, esteve hoje (26) a tarde juntamente Hailton de Carnaubeiras – secretário de esporte e lazer –  e sua equipe vistoriando as obras de reformas.

Terça-Feira, 26 de fevereiro de 2013


Arquibancadas velhas serão demolidas
Arquibancadas velhas serão demolidas
A prefeita Valéria Leal autorizou o início da obras de recuperação do Estádio Municipal para que esse tenha condições de receber os jogos do campeonato maranhense da segunda divisão, que vai ter o Araioses Futebol Clube como um dos participantes.
Manin Leal vistoria as obras do estadio.
Manin Leal vistoria as obras do estadio.
A reforma será profunda. Tirando o muro externo que vai continuar como está, no restante haverá mudanças em tudo. Quando o estádio foi feito em 1992, na segunda gestão do ex-prefeito Jose Cardoso do Nascimento, não viram a necessidade que a obra tinha de obedecer a padrões que agora serão atendidos.
As cabines de rádio, por exemplo, agora vão ficar do lado das arquibancadas e a favor do sol. Do jeito que foram construídas a imprensa – rádio e televisão – tinha que encarar a forte luz do sol, em jogos a tarde, tendo dificuldade de ver o que ocorria em campo.
Manin Leal, principal articulador do projeto que visa colocar em destaque o futebol araiosense, esteve hoje (26) a tarde juntamente Hailton de Carnaubeiras – secretário de esporte e lazer –  e sua equipe vistoriando as obras de reformas. Ninguém melhor do que ele para liderar essa luta uma vez que ele conseguiu, como prefeito de Santa Quitéria, construir um dos melhores estádios do Maranhão e colocar o time daquela cidade em destaque no futebol nacional, com a equipe local participando da importantíssima Copa do Brasil.
Os desportistas de Araioses não vem a hora de ver nosso time na competição estadual.
Padre que teria abusado de menina de 7 anos no Rio será indiciado

Padre que teria abusado de menina de 7 anos no Rio será indiciado



Terça-Feira, 26 de fevereiro de 2013

Uma das vítimas era coroinha da igreja e foi batizada, aos 13 anos, pelo padre, que também foi o padrinho de batismo.







Não é só no Vaticano que a Igreja Católica vive às voltas com denúncias de escândalos sexuais. Em Niterói, a Polícia Civil vai indiciar um padre por estupro de vulnerável. Ele teria abusado de uma menina, hoje com 10 anos, quando ela ainda tinha 7 anos. Mas não foi só: de acordo com depoimentos prestados na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Niterói, Emilson Soares Corrêa também manteve relações sexuais com outra menor, sua afilhada e irmã da outra vítima, desde quando ela tinha 13 anos.

Emilson, de 56 anos, era o responsável pela paróquia da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, no bairro do Cubango. Uma das vítimas era coroinha da igreja e foi batizada, aos 13 anos, pelo padre, que também foi o padrinho de batismo. A partir do batizado, "O padre passou a aliciá-la e tocá-la em suas partes íntimas em troca de presentes como sorvetes, chocolates e passeios", conforme relatou a vítima, hoje com 19 anos, à polícia.

O EXTRA teve acesso a um vídeo, feito pela vítima, que mostra Emilson fazendo sexo com uma adolescente em plena casa paroquial. Segundo a vítima, que armou a situação para denunciar o padre, a garota teria 15 anos.

A denúncia foi levada à delegacia pelo pai das meninas. Segundo ele, foi sua ex-mulher que flagrou a filha mais velha discutindo com o padre. Na ocasião, ela revelou à mãe que se relacionava sexualmente com o padrinho.

- Quando soube que minha filha mais velha estava sendo abusada, perguntei à mais nova se havia ocorrido algo com ela. Ela disse que durante um passeio a um sítio, quando tinha sete anos, o padre tocou em sua partes íntimas - contou ele.

Envolvimento emocional

Em petição enviada à delegacia, Emilson confessa ter mantido relações sexuais com a mais velha das duas irmãs, mas só a partir de quando ela completou 18 anos. Segundo o texto, ele "se sentiu envolvido emocionalmente" com a menina.

A delegada Marta Dominguez, que abriu o inquérito, explica que a denúncia só leva em consideração o estupro da irmã mais nova. Segundo ela, o caso da outra menina não se enquadra no crime: a vítima já tem mais de 14 anos, e não ficou provado que houve ameaça.

Sacerdote é suspenso pela Arquidiocese

Diante da denúncia, a Arquidiocese de Niterói informa que decidiu pela "suspensão temporária do sacerdote". Atualmente, o padre não é responsável por nenhuma paróquia. O órgão também alegou, em nota, que a acusação está sendo investigada e que "o próprio sacerdote levou a denúncia ao conhecimento do Ministério Público, para que apure a veracidade ou não da mesma".

A delegada Marta Dominguez disse que só aguarda um depoimento do pai das vítimas para encerrar o inquérito. O padre foi procurado em quatro números de telefone - inclusive aqueles citados em seu depoimento - mas não foi encontrado.

‘Pode haver estupro, mesmo sem sexo’, diz delegada Marta Dominguez

Qual denúncia será oferecida ao Ministério Público?

Ainda falta fechar o inquérito. Quero ouvir o pai das vítimas mais uma vez. Mas, em relação à irmã mais nova, houve estupro de vulnerável. No caso da mais velha, não é possível enquadrá-lo no crime.

Por quê?

Não há nenhuma prova que o padre tenha ameaçado ou violentado ela. Sem contar que ela afirma, em depoimento, ter filmado o padre fazendo sexo com ela quando já tinha mais de 18 anos.

O padre compareceu à delegacia para depôr?

Ele não depôs, mas no dia 12 de dezembro enviou uma petição confessando que havia feito sexo com a irmã mais velha, mas só quando ela já era maior, depois de 2012.

Ele pode ter feito sexo com a irmã mais nova?

Ela fez exame de corpo de delito e, no resultado, comprovou-se que ela ainda é virgem. Mas o relato da menina, em que ela afirma que o padre tocou em suas partes íntimas, já basta para a concretização do crime.

O flagrante

O pai das vítimas, em depoimento, diz que armou com a filha o flagrante do padre: ele afirma que "determinou que sua filha mantivesse relação sexual com o acusado e filmasse com o telefone celular".

A filmagem

No vídeo, filmado pela vítima, já com 19 anos, uma menina faz sexo com o padre na casa paroquial, nos fundos da igreja. Ao fundo, é possível ver uma reprodução da Santa Ceia. Segundo o denunciante, a menina que aparece no vídeo teria 15 anos.

A confissão

O pai das duas vítimas afirmou, em depoimento, que, no dia 22 de novembro do ano passado, chamou o padre em sua casa e, exigindo explicações, mostrou o vídeo. Ele relata que, na ocasião, o padre pediu perdão.

Na Arquidiocese

Em seu depoimento à polícia, o pai das vítimas também conta que levou o vídeo ao arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias para que fossem tomadas providências em relação ao caso. Segundo o relato, o arcebispo estava acompanhado de dois advogados na ocasião. No final do diálogo, na saída da Arquidiocese, o pai afirma que "percebeu que estava sendo seguido por dois homens que se encontravam no local".

No Vaticano

Segundo o jornal italiano "La Repubblica", o Papa Bento XVI, que já anunciou sua renúncia para o mês de março, teria decido deixar a Igreja depois de receber um dossiê de mais de 300 páginas com detalhes de práticas de corrupção, promiscuidade e o mapeamento de uma rede de prostituição homossexual dentro do Vaticano.


Fonte: extra.globo.com
Corregedor dá continuidade a inspeções em comarcas do Maranhão

Corregedor dá continuidade a inspeções em comarcas do Maranhão





Terça-Feira, 26 de fevereiro de 2013


Visita a Tutóia, Araioses, Magalhães de Almeida e São Bernardo ocorreu na quinta e sexta; nesta terça, ele estará em Pinheiro e Mirinzal.




Corregedor Cleones Cunha, com os juízes Jerusa de Castro Duarte e Marcelo Fontenele Vieira, em Araioses
Corregedor Cleones Cunha, com os juízes Jerusa de Castro Duarte e Marcelo Fontenele Vieira, em Araioses
Na última semana, o corregedor-geral da Justiça do Maranhão, Des. Cleones Carvalho Cunha, inspecionou quatro comarcas do interior do Maranhão: Tutóia, Araioses, Magalhães de Almeida e São Bernardo. Ele dará continuidade ao trabalho nesta terça-feira (26), nas comarcas de Pinheiro e Mirinzal, onde também participa de cerimônia do projeto Casamentos Comunitários.
Quinta-feira (21), o corregedor-geral inspecionou as comarcas de Tutóia e Araioses. “Ambas estão em ótima situação, com boas instalações. E, o melhor, os juízes têm uma produtividade muito boa! As duas comarcas têm uma excelente movimentação processual”, declarou o corregedor Cleones Cunha após as visitas.
O corregedor foi acompanhado, em Tutóia, pelo juiz titular, Rodrigo Terças, e em Araioses, pelos juízes Marcelo Fontenele Vieira, titular da 1ª Vara, e Jerusa de Castro Duarte, titular da 2ª Vara.
As serventias extrajudiciais (cartórios) também foram inspecionadas. As duas de Tutóia estão em excelentes condições, de acordo com o corregedor. A serventia de Araioses, no entanto, está em péssimas condições. “É lamentável a situação da serventia extrajudicial de Araioses. Diante da realidade encontrada, já determinei realização de correição extraordinária”, revelou. Nesta terça-feira (26), a correição extraordinária será realizada sob o comando da juíza auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão Alice Prazeres.
Na sexta-feira (22), a inspeção teve início pela Comarca de Magalhães de Almeida, que tem como titular a juíza Jaqueline Rodrigues da Cunha. “O trabalho na comarca está muito bem feito. O fórum funciona em prédio adaptado, mas com boas instalações”, frisa o corregedor-geral Cleones Cunha. Na comarca, um prédio próprio para o fórum já está sendo construído. “O novo fórum será muito bem localizado, com a estrutura nos moldes dos novos fóruns do Maranhão”, destacou. As serventias extrajudiciais, segundo o Des. Cleones Cunha, estão funcionando muito bem.
Já na Comarca de São Bernardo, o fórum continua interditado, com as atividades funcionando ainda em plantão. “O presidente do Tribunal, Des. Guerreiro Júnior, está acompanhando todas as ações que estão sendo feitas na comarca para solucionar o problema”, comentou o corregedor. Um novo prédio foi alugado pelo TJMA para instalar a unidade judicial e as adaptações já estão sendo finalizadas. “A reforma está sendo muito bem feita. Em poucas semanas o fórum já está instalado”.
De acordo com o corregedor-geral, o juiz André Bezerra Ewerton Martins está conduzindo muito bem todas as atividades na comarca.
“Todos os juízes das comarcas que visitei estão de parabéns pela alta produtividade. É muito bom saber que a Justiça está nas mãos de juízes exemplares”, destacou. O Des. Cleones Cunha também esteve em todos os termos judiciários das comarcas visitadas.
Continuidade – Nesta terça-feira (26), o corregedor Cleones Cunha inspecionará as duas Varas e o Juizado Especial da Comarca de Pinheiro. À tarde, ele visita a Comarca de Mirinzal, onde participará de cerimônia do projeto Casamentos Comunitários.
Assessoria de Comunicação da CGJ-MA/Extraído do Blog do Daby Santos

Secretária Municipal de saúde  realiza reunião com Agentes de Endemias de Araioses

Secretária Municipal de saúde realiza reunião com Agentes de Endemias de Araioses





Por CN1/Luis Carlos Júnior

Terça-Feira, 26 de fevereiro de 2013


Agentes de Endemias do município de Araioses, estiveram reunidos com a secretária municipal de saúde, Dra. Maria José Pereira Coutinho e com o  coordenador da atenção básica de saúde do município, Davi Pimentel.



Durante a reunião,  realizada na sala da secretária,  foram debatidos o plano de combate a dengue, formação das equipes de trabalho, levantamentos dos programas a serem executados e dos materiais necessários para o trabalho, entre outros assuntos. 
Derrapagem de moto deixa motoqueiro gravemente ferido em Paulino Neves-MA

Derrapagem de moto deixa motoqueiro gravemente ferido em Paulino Neves-MA




Terça-Feira, 26 de fevereiro de 2013


Uma derrapagem de moto às 17h no último sábado  (23), no povoado Tapera município de Paulino Neves no Maranhão, deixou gravemente ferido o servente de pedreiro Manoel Nascimento Mendes, 20 anos, residente no povoado Santa Luzia, município de Tutóia-MA.

A vítima pilotava sem capacete uma moto Bros e ao sofrer o acidente caiu batendo com a cabeça no chão.  Com escoriações pelo corpo e sentindo forte dor de cabeça a vítima foi removida em uma ambulância de Paulino Neves para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba.
Fonte: Blog do Yuri Gomes

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Comissão Intergestora Regional   (CIR/Chapadinha) reúne Secretários de Saúde  do Baixo Parnaíba em São Bernardo do MA

Comissão Intergestora Regional (CIR/Chapadinha) reúne Secretários de Saúde do Baixo Parnaíba em São Bernardo do MA





Por CN1/Luis Carlos Júnior

Segunda-Feira, 25 de fevereiro de 2013




São Bernardo do MA - A Comissão Intergestora Regional  (CIR/Chapadinha) realizou  nesta segunda-feira (25) na cidade de São Bernardo, reunião com secretários municipais de saúde da região do Baixo Parnaíba. A reunião foi presidida pela coordenadora  da CIR/Chapadinha,  Dra. Maria José Pereira Coutinho que também é secretária de saúde de Araioses.




Dr. Chico Caldas, vice-prefeito de Brejo, MA

Dez,  dos treze, secretários de saúde da região,  participaram da reunião. O secretário de saúde de São Bernardo, Antonio José Carvalho Duailibe anfitrião do encontro recebeu na câmara municipal, os representantes da saúde  da CIR. 

Participaram do encontro, os seguintes  secretários de saúde, Charles Bacellar, Chapadinha; Marlene Maria Caldas, Milagres do MA; Genaro Alves Vieira, Anapurus, Elisabeth de Sousa Correa (representante), Santa Quitéria; Lílian Caldas, Brejo; Sandra Maria da Costa, Santana do MA;  Francisco José Carvalho (representante), Tutóia.








Participaram também da reunião,  o vice-prefeito de Brejo, Chico Caldas; a médica pediatra Carlota Caldas; Valnice Meneses, secretária adjunta de saúde de Chapadinha,   Isamara Meneses, assessora da secretaria de saúde de Chapadinha;  Davi  Pimentel, coordenador da atenção básica de saúde de Araioses e Eli Monteiro, diretor de saúde regional de Chapadinha e coordenador da atenção básica de saúde de Brejo.





Durante o encontro,  foram debatidos e deliberados o  calendário de reunião para 2013, cirurgias eletivas, urgência e emergência, capacidade instalada referente a encaminhamento para Chapadinha, também foi deliberada a implantação de uma UPA  (Unidade de Pronto Atendimento) para Chapadinha e região, reforma e  adequação  da Unidade de Saúde em Araioses no povoado Novo Horizonte em Unidade de Pronto Atendimento.

O prefeito de São Bernardo, Coriolano Silva de Almeida e o vice, João de Jesus Alves, participaram do encerramento da reunião.



domingo, 24 de fevereiro de 2013

Policiais  apreendem em Barreirinhas camionete Toyota roubada  em Chapadinha

Policiais apreendem em Barreirinhas camionete Toyota roubada em Chapadinha






Por CN1/Luis Carlos Júnior

Domingo, 24 de fevereiro de 2013




O Investigador da 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil, Itamar e policiais do Serviço de Inteligência da 4ª Companhia Independente de Chapadinha, comandada pelo Major Edvaldo Mesquita, apreenderam neste final de semana em Barreirinhas, o que restou da camionete Toyota,  modelo Bandeirante, pertencente ao odontólogo Alexandre  Bacelar, roubada na madrugada no dia 06 de fevereiro na Travessa Eurico Dutram bairro Aparecida na cidade de Chapadinha.


Foto: Blog do Foguinho


“Trovão Azul”, como era conhecida a camionete Toyota foi totalmente depenada. Os policiais, obtiveram informações que o veículo se encontrava no povoado Cardoso, zona rural de Barreirinhas na casa de um homem conhecido por João Batista. Com posse dessas informações, o investigador e os policiais militares, foram informados que o tal João Batista, morava na localidade “Barras” próximo a  localidade. 





Ao chegarem à casa do suspeito, os policiais encontraram; o som e o banco traseiro do veículo.  Ao realizarem uma busca minuciosa  no terreno da residência, eles  localizaram  a lataria do carro. João Batista, foi preso  e encaminhado para delegacia de Barreirinhas.  

Assim que soube da prisão de João Batista, o proprietário de uma oficina local, procurou a delegacia de Barreirinhas acompanhando de um advogado e informou que um indivíduo conhecido por “Tony”, tinha deixado um monte de peças inferiores de uma Toyota para fazer manutenção; motor, chassi, diferencial  e outras peças. Em seguida os policiais foram a oficina e constataram que as peças eram mesma da Toyota Bandeirantes roubada em Chapadinha.



O que restou da Toyota,  foi apreendida e  encaminhada para delegacia regional de polícia civil de  Chapadinha.

João Batista foi preso em flagrante, o dono da oficina vai responder o crime por portaria  e o homem conhecido por “Tony” que não foi localizado  – segundo a policia, o principal suspeito de ter roubado a camionete em Chapadinha, deverá ser pedida a justiça a prisão preventiva do mesmo.
Manin Leal, se sair, é para federal

Manin Leal, se sair, é para federal



Domingo, 24 de fevereiro de 2013


manin-leal
O ex-prefeito de Santa Quitéria, Manin Leal (foto), ainda não decidiu se será ou não candidato a um cargo eletivo nas eleições do ano que vem. O mandato, caso decida mesmo concorrer não seria o de deputado estadual como alguns tem falado e sim o de deputado federal pela região não só pelo Baixo Parnaíba, mas também por outros municípios maranhenses.

Manin viria fazendo dupla com o deputado estadual Max Barros, que vai disputar mais uma reeleição. Perguntei a ele sobre a possibilidade de um entendimento para ter o apoio de Nato Carvalho, prefeito de Magalhães de Almeida e ele não descartou um possível acordo, apesar das dificuldades que essa costura política apresenta, não por diferenças pessoais que alguns possam pensar que exista entre eles, o que não é verdade, mas por outras razões que exponho.
O ideal seria que os dois fizessem dobradinha na região, com Manin para deputado federal e Neto Carvalho para estadual, porém tem o fato de Neto não ter demonstrado até agora disposição para disputar o cargo, mesmo tendo como vice, um companheiro que poderia lhe dar estrutura política e financeira para esse fim e sim os compromissos que cada um, Neto e Manin, têm com outras lideranças políticas estaduais.
Manin Leal tem junto dele Max Barros com quem faz política há vários anos e Neto Carvalho tem o deputado estadual César Pires e Pedro Novais que é federal. Porém, as informações que tenho sobre os dois podem deixar o caminho livre para o prefeito de Magalhães de Almeida.
Desgastado politicamente e com idade avançadíssima, Pedro Novais deve se aposentar mesmo da política após o fim do mandato que exerce e César Pires, comentam que vai para TCE – Tribunal de Contas do Estado.
Olhando as coisas por esse ângulo parece não existir grandes obstáculos para uma união entre os dois, caso Manin Leal decida mesmo ser candidato a deputado federal e Neto Carvalho a estadual. Mas caso os dois se unam e formem essa dobradinha Manin não vai poder contar com quatro municípios que Max Barros já lhe ofereceu o que inviabilizariam que os dois viessem juntos na nossa região.
Mesmo sendo ex-prefeito de Santa Quitéria e tendo lá uma extraordinária base política, é daqui de Araioses, onde Valéria Leal é a prefeita e onde ele nasceu também, que provavelmente será sua grande base eleitoral, a plataforma maior, para o lançamento dessa arrojada jornada política.
Araioses e todos os municípios da região sempre têm elegidos deputados estaduais e federais que depois de eleitos tem como hábito esquecer os eleitores. A união de Manin Leal e Neto Carvalho seria uma ótima oportunidade de se implantar aqui um projeto político exclusivo para o Baixo Parnaíba, região riquíssima, porém com um histórico de abandono por quem tem feito carreira política a custa dela.
Vamos aguardar, pois para frente é que as malas batem.
Do Blog do Daby Santos

sábado, 23 de fevereiro de 2013

A Maior Língua do Mundo!

A Maior Língua do Mundo!




Sábado,  23 de fevereiro de 2013


Uma língua gigante, de 25 centímetros de extensão, dez de largura e sete de espessura, faz o chinês Wang Youping, de 34 anos, não consegui abrir a boca há 21.




Por causa da deformidade, os vasos sanguíneos do local podem se romper e causar uma hemorragia grave, com risco de morte. 

A língua de Youping começou a inchar quando ele tinha 6 anos. Aos 13, chegou a um ponto em que ele não conseguia mais comer normalmente, respirar de forma confortável ou falar com clareza. Os seus dentes ainda ficaram pressionados, e a doença causou uma deformidade incrível em todo o rosto.




Desde então, o homem foi atrás de tratamento em vários hospitais de renome da China, mas sempre era informado de que a sua condição era muito complexa e não havia o que fazer.





Agora, depois de alguns testes no 4º Hospital Militar do país asiático, Youping está pronto para realizar a primeira cirurgia. Porém, de acordo com o jornal britânico “Daily Mirror”, o chinês terá que esperar mais três anos para ter uma língua completamente normal. Durante este tempo, o hospital planeja fazer cinco operações diferentes para curar o problema.

Via Facebuug/Sobral 24Hs/Edição CN1