domingo, 6 de abril de 2014

O governo que faz e a oposição que torce contra

Compartilhar



Sábado, 05  de abril de 2014



Com a facilidade do acesso à internet e o advento das redes sociais, a participação popular no processo político ficou mais evidente. No entanto, essa interação povo/governo/redes sociais muitas vezes é prejudicial, a partir do momento em que é feita de forma venal e irresponsável, partindo de pessoas que se dizem sérias e comprometias com o bem-estar comum, quando, no entanto, utilizam as pessoas como massa de manobra para evitar o crescimento popular dos que estão no poder e, conseqüentemente, tomar seu lugar, passando a imagem de salvadores da pátria. Muitos destes que hoje dizem estar do lado do povo, já estiveram no poder, mas nunca foram capazes de fazer nada daquilo que cobram.

Inédito: Obras na Rua 7 de Setembro resgatam o sorriso dos moradores
É o que acontece em Chapadinha atualmente. O município vem passando por um processo de mudanças em sua administração, mas está encontrando dificuldades para efetivar suas principais obras, por conta de erros e irresponsabilidade de gestões passadas, que o tornaram inadimplente. Mesmo assim, muito está sendo feito, principalmente na área de infraestrutura, onde, pela primeira vez, em 76 anos de fundação, parte da zona rural está recebendo um olhar caprichoso da prefeitura, que está abrindo estradas, construindo pontes, levando abastecimento d’água, piscicultura, agricultura.

Na cidade não é diferente. Ruas que nunca tinham sido beneficiadas por nenhuma gestão, agora se tornaram um canteiro de obras. Temos a Rua Sete de Setembro como um símbolo desta transformação no jeito de tratar a coisa pública. Outro exemplo está na Rua do Comércio, com a construção de uma passagem com aterro e tubulação, no lugar de frágil ponte de madeira.

Vamos citar apenas estes exemplos para não nos estender. Pois bem, ao passo que a prefeitura, por meio da secretaria de Infraestrutura começa a executar tais obras, os críticos de plantão bombardeiam a população com “desinformações”, tentando minimizar o feito do governo e desqualificar o valor da ação. Reclamam de tudo, por nada.


Fizeram enquetes e visitaram a Rua Sete de Setembro por várias vezes e nada fizeram para melhorá-la. Agora que a atual gestão quebrou um tabu e foi a primeira a executar uma obra por lá, todos os dias aparece um para colocar defeito, dizendo que está mal feito, ta faltando isso e aquilo. Ora, a obra é de difícil execução e passa por várias etapas. Não se podem executar todas estas etapas de uma só vez.

Já foram feitos a terraplenagem e compactação, colocação de tubos para passagem de água e virão muitas outras ações, como a construção de muros de contenção com vigas e colunas reforçadas para evitar o desmoronamento de barreiras e o desabamento das casas que ficam no alto; faltam calçadas, valas e meios-fios e, claro, a pavimentação, que será feita de bloquetes, uma inovação em Chapadinha. E os bloquetes já estão prontos, aguardando somente o momento para serem colocados. Quem mora lá sabe reconhecer o benefício.
Na Rua do Comércio foi a mesma coisa. Quando quebrou uma ponte de madeira feita na gestão passada, com qualidade inadequada, oposicionistas com câmeras e máquinas fotográficas davam plantão no local, antes mesmo de a obra de recuperação ser iniciada. Faziam críticas todos os dias. A prefeitura fez uma obra muito acima da qualidade esperada. Construiu uma passagem com aterro e tubos para o escoamento da água do córrego que se forma em períodos de chuva. Ficou muito melhor e mais seguro. Mesmo assim, ainda não está pronta, pois obras de qualidade exigem mais tempo para ficarem prontas. Em alguns casos, as obras são paralisadas por força da natureza, como é o caso da recuperação e abertura de estradas vicinais, que tiveram que parar por causa das chuvas.

Ou seja, a prefeitura está realizando obras que antes não se via. E está cobrindo robôs deixados por gestões passadas, que recebiam os recursos e faziam as obras pela metade ou nem faziam nada, gerando enorme prejuízo ao povo, pois a atual gestão é que tem que desembolsar recursos que poderiam estar sendo utilizados em outras ações, para tapar estes buracos.

Se todos os recursos que vieram no passado tivessem sido, de fato utilizados em obras a que eram destinados, sem dúvida, Chapadinha teria outra cara hoje. Por isso, é necessário ter paciência. Dar crédito a um governo que quer trabalhar e está mostrando serviço. Vamos esperar a finalização das obras e depois, se não for executada com a qualidade mínima esperada, faremos as críticas necessárias.

O pior, é que enquanto a prefeitura está fazendo, estão criticando. Quando a obra é concluída e percebe-se a boa qualidade, dizem tão somente: “não fez mais que a obrigação”. Vai entender...
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: