terça-feira, 8 de julho de 2014

Prefeitura de Mata Roma realiza ação de Prevenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes

Compartilhar


Terça-Feira, 08 de julho de 2014

foto 1 (11)
Na última quinta-feira (3) a Prefeitura de Mata Roma, através da secretaria de Saúde, realizou o arraial da Hiperdia (Programa de Prevenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes (Hiperdia), uma ação voltada para os diabéticos e hipertensos, com a finalidade de facilitar o acesso aos testes de glicemia, que detecta o diabetes e o teste de pressão arterial, em que a hipertensão pode ser detectada.
A ação contou com a parceria do programa Saúde da Família e Coordenação de Saúde Bucal, através das equipes de médicos, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e técnicos, agentes comunitários, fisioterapeuta ocupacional, educador físico e odontólogos que fizeram atendimento ao público durante toda a manhã.


Os pacientes foram recebidos com um café da manhã especial na Academia de Saúde, onde o evento foi realizado. Houve ainda distribuição de kits odontológicos, aplicação de flúor, evidenciação de placas, atividades físicas, teste de glicemia capilar; triagem (aferição da pressão arterial, peso, estatura e circunferência abdominal); orientações sobre alimentação saudável; orientações sobre o Diabetes; e distribuição de material educativo e informativo.

O Arraial da Hiperdia acontece anualmente e cada edição ganha mais força. “A hipertensão e o diabetes são doenças silenciosas que quando não acompanhadas podem gerar complicações mais severas, por meio dessas atividades, temos como meta chamar a atenção de toda a cidade para a importância dos cuidados que todos devemos ter com esta doença”, observou o secretário de saúde, Gustavo Correa.



O lavrador João Batista (68) que já tem histórico de pressão alta, aproveitou a ação para fazer aferição da pressão e já saiu do local devidamente medicado. “Fiz o teste de glicemia e não deu nada, mas a pressão está alta. O médico já me deu orientação certa, receitou o remédio e já estou indo pra casa tranquilo. Gostei, porque esse programa favorece às pessoas que não tem como fazer o exame. Foi tudo muito rápido e eficiente” – destacou ele.
“Esse é um projeto para melhorar a qualidade de vida da população de Mata Roma, uma das prioridades da prefeitura e da Secretaria de Saúde. Fica aqui o nosso agradecimento a todos os envolvidos, como às equipes médicas, aos agentes de saúde e demais pessoas que nos ajudaram na realização desse trabalho, que visa trazer informações sobre as doenças que atingem grande parte da população brasileira”- frisou a coordenadora de Atenção Básica, Denise Zuque.
Prefeitura de Mata Roma/Assessoria de Comunicação
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: