quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Prefeitura de Chapadinha realiza encontro de mobilização para o Selo UNICEF

Compartilhar

Quinta-Feira, 21 de agosto de 2014




A Prefeitura de Chapadinha em parceria com o Conselho Municipal da Criança e Adolescente vem realizando mobilizações em busca do selo Unicef. No 2º encontro de Alinhamento, realizado no auditório da prefeitura nos dias 14 e 15 de agosto, representantes dos municípios Matinha, Axixá, Urbano Santos, Mata Roma, Duque Bacelar e Afonso Cunha e São José de Ribamar, se juntaram à causa. O principal desafio de cada município, é obter o apoio do poder público, apoio este que Chapadinha obteve junto a atual gestora. “Sem parceria não funciona. E graças a Deus estamos tendo apoio da prefeita Ducilene Belezinha, através das secretarias de Saúde, Educação e Semas” - destacou Mem de Sá, presidente do CMDCA de Chapadinha.

O selo é uma certificação, um reconhecimento internacional que o selo Unicef oferece aos municípios na medida que eles conseguem melhorar seus indicadores sociais na área da criança e adolescentes. Indicadores que propiciam a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento adequado das crianças e adolescente no próprio município.

O encontro em Chapadinha teve por objetivo socializar com os representantes das diversas Políticas Públicas, adolescentes, Ong’s, órgãos de controle social e comunidade local, a metodologia do Selo UNICEF – Edição 2013-2016 e traçar metas e ações estratégicas que garantam a proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescente.

“O fato de vários municípios s estarem aqui trocando experiências e soluções que tenham encontrado para a resolução da melhoria dos indicadores sociais nessa área de criança e adolescentes já dá uma substancia grande para ao demais municípios. A troca de experiência aqui é fundamental nesse processo, não porque ele vai ajudar na pontuação, mas sobretudo porque o processo é dinamizado e as soluções ao encontradas mais facilmente” - explicou a consultora de educação do selo Unicef, Andrea Barbosa.

Durante os dois dias foi trabalhado a Semana do Bebê, uma ação que o UNICEF compartilha com todos os municípios brasileiros, que visa voltar a atenção do município às crianças de 0 a 6 anos de idade. Fazendo que as secretarias e órgãos públicos atentem para essa fase da vida dos cuidados que são necessários nesse momento, seja na área da educação, saúde, assistência social, cuidados de um modo geral.  Ações o município precisam fazer ao longo da gestão até 2016 para que  possam melhorar  os indicadores.

A secretaria de assistência social tem uma grande responsabilidade nesse processo pelos programas que já desenvolve com as crianças e adolescentes. O Selo é só a consequência daquilo que vamos fazer, pois estamos empenhados para conquista-lo, criando mecanismos para avançar o mais rápido possível” - declarou o secretário de Assistência Social, Paiva.

A Secretária de Educação, Professora Maria Coelho, esteve presente, representando a prefeita Ducilene Belezinha e destacou a importância do Fórum para Chapadinha. “Esse evento é de suma importância para os municípios, pois através do debate, das trocas de experiências, podemos fazer um diagnóstico das ações, destacando os avanços, no sentido de conquistar o Selo” - finalizou a secretária.

SECOM/PMC
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: