sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Eduardo Sá e a eleição da Câmara de Chapadinha

Compartilhar

Sexta-Feira, 05 de dezembro de 2014



A ação da Polícia Federal que culminou na decretação da prisão do vereador Eduardo Sá e mais 21 pessoas acusadas de pertencerem a uma rede criminosa que atuava no Ibama e na Sema – praticando fraudes em licença ambientais, projetos de manejo e outros crimes – caiu como uma bomba no meio político de Chapadinha. 

As investigações da PF apontam Eduardo Sá como “o maior responsável, articulador e beneficiado do esquema criminoso”. Sá, que é considerado foragido, é acusado de usar a estrutura da Secretaria de Meio Ambiente do Estado para cometer “todo tipo de fraudes em processos ambientais, tais como licenciamento de operação, autorização de desmatamentos, aprovação de planos de manejo, ajustes e inserção de créditos no sistema SISDOF, entre outros.” (veja abaixo) 


A notícia também abalou o grupo contrário ao governo Belezinha, que tinha Eduardo Sá como um de seus principais representantes (o vereador está inclusive compondo a chapa da oposição para a eleição da Câmara, que acontece dia 15 deste mês). Diante desse novo cenário - com um de seus líderes figurando nas páginas policiais dos principais jornais do estado, além de blogs e redes sociais - como fica a disputa daqui pra frente? E como manter um discurso de moralidade com um membro procurado pela PF?

Nos bastidores, há boatos de que Eduardo Sá estaria sendo aconselhado a deixar a chapa oposicionista para não prejudicar ainda mais o grupo. Verdade ou não, por enquanto a eleição da Câmara é uma incógnita, podendo haver mudanças de posições de ambos os lados. Mas a situação parece ser temporariamente favorável ao governo, que, no entanto, ainda precisa intensificar a articulação política se não quiser correr o risco de repetir o fiasco da última eleição pro Legislativo.

Ivandro Coêlho, professor e jornalista

Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: