terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Prefeitura de Brejo, através da secretaria Municipal de Saúde promove ações no Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Compartilhar

Dos Blogs CN1 e WF

Terça-Feira, 02 de dezembro de 2014



Foi  celebrado nesta segunda-feira (1º) o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Em todo o país, diversas ações foram  realizadas para lembrar a data. Em Brejo,  a Secretaria Municipal de Saúde, promoveu  a  2ª  "Caminhada  na Luta contra a Aids" e  realizou  ações na Praça da Matriz. 


Coordenada pela  Atenção Básica e  Vigilância Epidemiológica, a  caminhada  teve início na Praça Nossa Senhora de  Fátima e seguiu pelas principais ruas e avenidas da cidade. Durante o percurso, a população foi  alertada sobre os riscos das doenças e  temas desta ação. Após a chegada da caminhada na Praça da Matriz, a  Fanfarra de Brejo, foram oferecidos a população  mais informações acerca das doenças sexualmente transmissíveis e  entrega de preservativos.

População alertada sobre os riscos da Aids
Lilian Caldas,  Secretária Municipal de Saúde de Brejo
O objetivo segundo a secretária de saúde do município Lilian Caldas,  é  alertar a população quanto à importância da prevenção. "É importante fazer os exames, que estão  disponíveis gratuitamente pelo SUS. O uso do  preservativo é uma  forma de se prevenir de todas as doenças sexualmente transmissíveis", destacou Lilian Caldas.

Pessoas que passaram por alguma situação de risco de transmissão do HIV devem fazer o teste o mais rápido possível no hospital  municipal de Brejo, onde são   realizados  os  testes rápidos de HIV. 

A Aids é a sigla em inglês da síndrome da imunodeficiência adquirida (Acquired immune deficiency syndrome). É causada pelo HIV, vírus que ataca as células de defesa do corpo. A Aids compromete o sistema imunológico e, como consequência, o organismo fica mais vulnerável a doenças como um simples resfriado ou a infecções mais graves como tuberculose e câncer, dificultando o tratamento delas. 

Estiveram presentes durante a ação de Luta contra a Aids, o vice-prefeito Chico Caldas, que representou o prefeito Omar Furtado, Samia Furtado (secretária de educação), Carlota Caldas (médica), Maria Zélia (secretária adjunta de saúde), Eli Monteiro (coordenador da atenção básica), Synamara Sany Correa (coordenadora da vigilância epidemiologia), Antonio Dantas Junior (coordenador dos PSFs), Nubia Araújo (assessora), além de enfermeiros, técnicos e demais funcionários da secretaria municipal de saúde.  







Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: