sexta-feira, 31 de outubro de 2014

“A pesca passa a ter papel de destaque na economia do Maranhão”, avalia Cleber Verde

“A pesca passa a ter papel de destaque na economia do Maranhão”, avalia Cleber Verde


CN1, como informações de Mônica Donato
Foto: Assessoria do deputado

Sexta-Feira, 31 de outubro de 2014

Superitendente da Pesca  no Maranhão, Alisson Penha, deputado estadual eleito pelo Maranhão, Junior Verde, Ministro da Pesca, Eduardo Lopes, deputado Federal Cleber Verde.


Brasília -  O deputado republicano Cleber Verde (MA) esteve reunido com o ministro da Pesca, Eduardo Lopes, o deputado estadual eleito, Junior Verde, e o atual superintendente da Pesca no Estado, Allisson Penha para contabilizar os resultados positivos da pesca na economia do Maranhão. Verde disse que a expressiva votação da presidente Dilma Rousseff no Maranhão também reflete uma política acertada de atenção para com esses trabalhadores.

Segundo ele, o crescimento deve-se ao apoio do Ministério da Pesca, por meio de várias ações, como a distribuição de escavadeiras hidráulicas, fábricas de gelo, caminhões frigoríficos, a implantação de telecentros e a construção de uma fábrica de ração no município de Balsas (MA). “Não tenho dúvida de que esse foi um fator importante para que a presidente Dilma Rousseff tivesse, no Maranhão, quase 80% do percentual de votos válidos naquele Estado”, afirmou.

O deputado avalia que as ações implementadas nos municípios por meio dos programas “Luz para Todos” e o “Minha Casa, Minha Vida”, e em especial, o lançamento do Plano SAFRA da Pesca e Aquicultura onde só o Maranhão contraiu quase R$ 500.000,000  ( Quinhentos Milhões) de recursos para investimentos,  também garantiram ao Estado as condições para o cultivo de pescados. “Hoje, você anda pelas BRs do Estado do Maranhão e vê, de um lado e de outro, espelhos d'água, lâminas d'água, tanques escavados”, agradeceu ao ministro.
Prefeitura de Brejo Substitui Postes de Madeira por Concreto na Zona Rural

Prefeitura de Brejo Substitui Postes de Madeira por Concreto na Zona Rural


Dos Blogs CN1 e WF
Fotos: Manoel Filho

Sexta-Feira, 31 de outubro de 2014



A Prefeitura de Brejo em parceria com a Cemar,  substituiu todos os postes  de madeira por concreto das suas redes de distribuição de energia elétrica no Povoado Paiol, totalizando mil metros de rede com iluminação.

Segundo o prefeito Omar Furtado, a substituição dos postes de madeira por concreto na rede de distribuição de energia elétrica no povoado,  representa qualidade no fornecimento. “Os moradores do Povoado Paiol tiveram que esperar  26 anos para que os postes de madeira fossem substituídos pelo de concreto. Isso garanti um abastecimento com o mínimo de interrupções e evitará  acidentes, melhorando assim,  a qualidade da iluminação publica da população”, declarou o prefeito.


Homens da prefeitura instalando luminária


O secretário Municipal  de infraestrutura Francisco Rodrigues da Silva (Mano), destacou que a  obra foi realizada pela Cemar e faz parte do pacote de obras de substituição dos postes de madeira por concreto, solicitada pela Prefeitura Municipal de Brejo, atendendo a reivindicação dos moradores.




Prefeitura de Chapadinha encerra nesta sexta-feira (31) campanha Outubro Rosa com caminhada

Prefeitura de Chapadinha encerra nesta sexta-feira (31) campanha Outubro Rosa com caminhada


Sexta-Feira, 31 de outubro de 2014





Em Chapadinha o encerramento da campanha outubro rosa acontecerá nesta sexta-feira (31) e será marcada por uma caminhada saindo ás 16h da praça do povo seguindo até o Hospital Antonio Pontes de Aguiar – HAPA.
Com realização da prefeitura municipal de Chapadinha por meio das secretarias municipais de saúde e da mulher, várias ações movimentaram o mês de outubro. Palestra educativas foram ministradas em escolas municipais e estaduais do município e também nas unidades básicas de saúde pela equipe de profissionais da secretaria municipal de saúde.
A campanha foi um alerta para a prevenção do câncer de mama e câncer do colo do útero. Os Profissionais de saúde durante as palestras reforçaram que o melhor meio de prevenir a doença é passando pelo exame de mamografia, para a prevenção do câncer de mama, e o exame ginecológico papanicolau, para prevenção do câncer do colo do útero.
Vista-se de rosa e participe dessa iniciativa!

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

“Não podemos perder nossas crianças e adolescentes para o crack”, afirma Cleber Verde

“Não podemos perder nossas crianças e adolescentes para o crack”, afirma Cleber Verde


Assunto é tema de exposição na Câmara dos Deputados e contou com o lançamento da cartilha "Juntos, dizemos não ao crack e outras drogas", com tiragem de três mil exemplares.

CN1, com informações de  Mônica Donato

Quinta-Feira, 30 de outubro de 2014


Foto: Luciana Negreiros

O deputado republicano Cleber Verde (PRB/MA) recebeu, em seu gabinete, o desenhista e educador Daniel Azulay, que foi apresentar ao republicano a cartilha "Juntos, dizemos não ao crack e outras drogas", lançada nesta quarta (29), na Câmara dos Deputados. Com texto do músico e escritor Vangi Souza e ilustrações de Azulay, a cartilha traz uma história em quadrinhos, que apresenta os males causados pelas drogas, sobretudo o crack.

Cleber Verde disse que o desenhista influenciou sua infância com o personagem da Turma do Lambe-Lambe, o Professor Pirajá. “Não podemos perder uma geração inteira de crianças e adolescentes para o crack. Esse trabalho é admirável e deve ser copiado por outros artistas no sentido de ampliar a discussão junto à sociedade para que as crianças não sejam vítimas desse mal. Lembro-me com alegria e entusiasmo de sua obra inteligente e fico feliz em saber que ele nos presenteia com mais esse belo trabalho”, elogiou.  

Foto: Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados 

Na avaliação de Daniel Azulay, a campanha contra o uso do crack e outras drogas é uma corrida
contra o relógio. “O Brasil é um dos países com o maior número de usuários de crack no mundo. Há registros de que a droga já chegou a todo o território nacional, inclusive em populações indígenas e povoados remotos de comunidades muito carentes. Essa é uma das razões para alertar a importância de combater o problema. Essa cartilha é uma ferramenta poderosa para os professores ampliarem a discussão dentro das escolas e os pais discutirem com os filhos em casa. 
Chapadinha – Palestra sobre câncer de mama marca adesão da comarca à campanha abraçada pelo Judiciário

Chapadinha – Palestra sobre câncer de mama marca adesão da comarca à campanha abraçada pelo Judiciário



Quinta-Feira, 30 de outubro de 2014




Uma palestra ocorrida no último dia 22 no auditório do fórum de Chapadinha marcou a participação da comarca na campanha Outubro Rosa abraçada pelo Poder Judiciário do Maranhão e que visa à prevenção do câncer de mama.
Ministrada pelo médico José Almeida, a palestra teve por objetivo a conscientização da população sobre a importância não apenas do câncer de mama, mas do câncer do colo de útero.
Entre os presentes à palestra, o juiz titular da 2ª Vara da comarca, Mário Henrique Mesquita Reis, o promotor de Justiça Gustavo Dias, servidores do Poder Judiciário de Chapadinha e representantes das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde do município, APAE, e comunidade em geral.
Rosa – Em prol da causa, Tribunal de Justiça e Corregedoria aderiram à campanha e durante todo o mês de outubro têm desenvolvido ações no sentido de chamar a atenção para o tema, a exemplo da iluminação rosa da sede do Tribunal, da distribuição de laços com a cor da campanha entre servidores do TJ e Corregedoria, Fórum Desembargador Sarney Costa e demais unidades judiciárias.
No Fórum Desembargador Sarney Costa, a iluminação interna em tons de rosa, o uso de laços que remetem à campanha, a distribuição desses laços entre advogados e público atendidos no local e palestra sobre o tema são algumas das atividades desenvolvidas em prol da campanha.
Assim como no Fórum da capital, no termo judiciário de São José de Ribamar público e advogados também receberam os laços alusivos ao Outubro Rosa. A decoração do ambiente, vestir a cor da campanha e laços cor de rosa exibidos pelos servidores fazem parte dos esforços da unidade para chamar a atenção para a campanha.
Promovida em todo o mundo, a campanha Outubro Rosa alerta para o combate ao câncer de mama por meio da prevenção pelo diagnóstico precoce da doença.
Marta Barros
Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação de Brejo, desenvolve o  projeto Canteiros Sustentáveis do Programa Mais Educação nas escolas

Secretaria Municipal de Educação de Brejo, desenvolve o projeto Canteiros Sustentáveis do Programa Mais Educação nas escolas


Dos Blogs CN1 e WF
Fotos: Manoel Filho

Sexta-Feira, 30  de outubro de 2014


Com objetivo de  incentivar a alimentação saudável aos alunos, a prefeitura de Brejo, através da secretaria Municipal de Educação vem desenvolvendo  o projeto Canteiros Sustentáveis  do Programa Mais Educação.

O programa é uma base para a implementação da Educação Integral no município com ampliação da jornada escolar e a reorganização curricular, uma ação do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Brejo.




Esta oficina é desenvolvida  pelos alunos da Unidade Escolar Plutarcho Martins Ferreira do Povoado Comum, zona rural de Brejo com apoio dos professores.

A  secretária Municipal de Educação Sâmia Maria Furtado  e a coordenadora do Mais Educação Socorro Viana, estiveram presentes no evento.

Samia Maria Furtado (Sec. Municipal de Edução de Brejo-MA)
As escolas que recebem esse projeto também utilizam a produção como complemento na merenda escolar ou distribui entre os alunos. Após a apresentação foi servido um almoço com os  alimentos retirados  das hortas.




quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Suspeito de sequestrar  menor em Santa Quitéria é preso em barreira policial na cidade de Anapurus

Suspeito de sequestrar menor em Santa Quitéria é preso em barreira policial na cidade de Anapurus


CN1, com informações do 16º  BPM

Quarta-Feira, 29 de outubro de 2014

Veículo apreendido com o suspeito de  sequestro 

Foi preso no domingo (26) em Anapurus Carlos Nunes Amaral, 44 anos. De acordo com informações do 16º  BPM de Chapadinha, Carlos Amaral  é suspeito de sequestrar uma menor na cidade de Santa Quitéria do MA.

Após receberem o comunicado do fato, policiais da região do Baixo Parnaíba foram mobilizados e realizaram diversas barreiras nas cidades com objetivo de prende-lo.  

Por  volta das 19h00  na MA-230 (entrada da cidade de Anapurus) policiais abordaram  um veículo corsa classic, cor branca,  placa NWW-2930. 

No interior do veículo,  os policiais encontraram  Carlos Amaral  e a  menor. O suspeito de sequestro disse aos policiais que seguia para São Luis. Ele foi entregue na delegacia de Anapurus e a menor para o Conselho Tutelar para as devidas providências. 



Padre pedófilo se enforca na sacristia

Padre pedófilo se enforca na sacristia


Sacerdote de  48 anos, admitiu ter cometido ações graves contra uma moça de 13 anos

Da AFP

Quarta-Feira, 29 de outubro de 2014

Padre italiano se enforcou na sacristia de sua igreja pouco antes que bispo anunciasse oficialmente sua expulsão da paróquia Foto: Corriere Della Sera


Um padre italiano que admitiu ter abusado de uma adolescente se enforcou na terça-feira (29) na sacristia de sua igreja pouco antes que bispo anunciasse oficialmente sua expulsão da paróquia, informou a diocese de Trieste  (nordeste).

Em uma conversa no sábado com seu bispo, monsenhor Giampaolo Crepaldi, o sacerdote Don Max Suard, 48 anos, admitiu ter cometido ações graves contra uma moça de 13 anos e solicitou dois dias para preparar uma carta pedindo perdão a Deus, à Igreja e à vítima.

Quando na terça-feira o bispo chegou para informar oficialmente sobre sua expulsão e da abertura de um procedimento canônico contra ele, o encontrou enforcado na sacristia.

Professora recorre ao suicídio ingerindo veneno em Buriti de Inácia Vaz-MA

Professora recorre ao suicídio ingerindo veneno em Buriti de Inácia Vaz-MA



Por CN1, com informações do Portal Buriti

Quarta-Feira, 29 de outubro de 2014

Dalva recorreu ao suicídio ingerindo veneno 

Um suicídio  abalou a população de Buriti de Inácia Vaz-MA nesta terça-feira (28).  A professora conhecida como Dalva foi encontrada morta em sua residência. De acordo com informações do Portal Buriti, a educadora teria recorrido ao suicídio ingerindo  veneno. Segundo relatos, a mesma sofreria de depressão. 

A professora Dalva teria deixado uma  suposta carta para a mãe, explicando  as razões pela qual teria cometido o ato.   




Ladrões invadem residência de apresentador de TV na cidade de Brejo-MA

Ladrões invadem residência de apresentador de TV na cidade de Brejo-MA


Por CN1/Luiz Carlos Jr.

Quarta-Feira, 29 de outubro de 2014


Jocilon Feitosa Ramos, teve sua residência invadida por ladrões

O apresentador de televisão  na cidade de Brejo, Jocilon Feitosa Ramos,  conhecido como "Jocy na TV"  teve sua residência  localizada na Rua das Flores,  invadida   por ladrões  na madrugada desta quarta-feira (29). 

De acordo com informações repassadas ao Blog CN1 pelo filho da vítima,  os ladrões invadiram a   residência por volta  das 04h30 da manhã e levaram dinheiro, uma televisão  de 42 polegadas, celular e outros objetos. 

Ao perceber  algo estranho, Jocilon que dormia no quarto, viu quando um dos ladrões estava fugindo com os produtos roubados. 

Informações no momento do assalto era que uma motocicleta aguardava o ladrão na esquina da rua.
Polícia Militar de Mata Roma  apreende arma de fogo e recupera caixa de som

Polícia Militar de Mata Roma apreende arma de fogo e recupera caixa de som


CN1, com informações do 16º  BPM


Quarta-Feira, 29 de outubro de 2014

Material apreendido

Policiais Militares de Mata Roma, conduziram para delegacia Luis Pereira Rocha, 18 anos. Com ele, os PMs encontraram vários objetos supostamente produto de furto.

Uma pessoa denunciou   que o  suspeito  estava com alguns produtos roubados, a partir dai,  a polícia começou a monitora-lo. 

Após ser  abordado,  Luis Pereira foi revistado e  nada foi encontrado. Em seguida,  os policiais pediram permissão e realizaram  uma  busca na residência do suspeito onde foram encontrados 01 caixa amplificada - segundo a polícia  produto de furto,  e uma espingarda bata-bucha, supostamente utilizada para realizar alguns assaltos na cidade.

Luis Pereira foi entregue na delegacia juntamente com o material apreendido para as devidas providências. 
Duas pessoas são executadas dentro de carro no MA

Duas pessoas são executadas dentro de carro no MA





Quarta-Feira, 29 de outubro de 2014


Duas pessoas foram assassinadas na cidade de Davinópolis, localizada na região Tocantina do Maranhão. O crime foi aconteceu na Praça Davi Alves Silva, onde as vítimas foram executadas dentro de um veículo Ford Fiesta, de cor branca.

Os mortos foram identificados apenas como "Robson" e "Rafael", executados por volta das 21h40.
De acordo com informações não oficiais, os suspeitos do crime estavam em uma moto e pararam ao lado do veículo de Robson e Rafael.

Os assassinos sacaram as armas e dispararam várias vezes contra os dois. As vítimas foram atingidas em diversos locais do corpo, inclusive na cabeça, morrendo no local.

Existem suspeitas de que Robson teria participação em crimes de assalto a bancos e a morte dele seria por acerto de contas.

Do Portal Guará

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Confira os números de Aécio e Dilma de alguns  municípios do Maranhão

Confira os números de Aécio e Dilma de alguns municípios do Maranhão


Terça-Feira, 28 de outubro de 2014

MUNICÍPIOS DO MARANHÃODILMAAÉCIO
Açailândia65,34%34,66%
Afonso Cunha92,65%7,35%
Água Doce87,11%12,89%
Alcântara89,56%10,44%
Aldeias Altas82,51%17,49%
Altamira do Maranhão82,14%17,86%
Alto Alegre do Maranhão85,44%14,56%
Alto Alegre do Pindaré86,91%13,9%
Alto do Parnaíba68,92%31,8%
Amapá do Maranhão71,74%28,26%
Amarante do Maranhão78,93%21,57%
Anajatuba89,75%10,25%
Anapurus86,58%13,42%
Apicum Açu80,83%19,17%
Araguanã91,1%8,99%
Araioses86,61%13,39%
Arame72,07%27,93%
Arari82,60%17,40%
Axixá88,57%11,43%
Bacabal77,37%22,63%
Bacabeira88,43%11,57%
Bacuri80,66%19,34%
Bacurituba87,36%12,64%
Balsas65,24%34,66%
Barão de Grajaú83,87%16,13%
Barra do Corda75,21%24,79%
Barreirinhas87,14%12,86%
Belágua93,93%6,07%
Bela Vista do Maranhão88,80%11,20%
Benedito Leite81,64%18,38%
Bequimão80,97%19,03%
Bernardo do Mearim84,52%15,48%
Boa Vista do Gurupi79,00%21,00%
Bom Jardim83,34%16,66%
Bom Jesus das Selvas77,32%22,68%
Bom Lugar83,69%16,31%
Brejo85,40%14,60%
Brejo de Areia77,05%22,95%
Buriti85,33%14,67%
Buriti Bravo85,29%14,71%
Buriticupu79,35%20,65%
Buritirana75,80%24,20%
Cachoeira Grande91,74%8,26%
Cajapió90,82%9,18%
Cajari93,02%6,98%
Campestre do Maranhão84,03%15,97%
Cândido Mendes77,82%22,18%
Cantanhede87,50%12,50%
Capinzal do Norte77,85%22,15%
Carolina74,91%25,09%
Carutapera74,72%25,28%
Caxias84,38%15,62%
Cedral87,25%12,75%
Central do Maranhão93,19%6,81%
Centro do Guilherme89,32%10,68%
Centro Novo do Maranhão86,09%13,91%
Chapadinha83,56%16,42%



Agência dos Correios é  assaltada em Anajatuba-MA

Agência dos Correios é assaltada em Anajatuba-MA


Terça-Feira, 28 de outubro de 2014

Foto Divulgação
Criminosos assaltaram a Agência dos Correios no município de Anajatuba-MA. Eles chegaram ao local em um veículo Corola, de placas não informadas, roubado na capital.

De acordo com informações policiais, os bandidos fizeram três funcionários reféns, aguardaram a abertura do cofre, que durou cerca de 45 minutos.

Após a ação, o bando fugiu, levando todo o dinheiro, mas abandonou o veículo no povoado Pedreiras, entre Itapecuru Mirim e Santa Rita,  de onde seguiu em veículo Tucson. 
No Maranhão, PRB foi fundamental para reeleição de Dilma Rousseff

No Maranhão, PRB foi fundamental para reeleição de Dilma Rousseff


A  legenda presidida pelo deputado federal Cleber Verde, foi fundamental na atuação com deputados, prefeitos, vereadores e lideranças políticas.

CN1, com informações do  Blog Neto Ferreira

Terça-Feira, 28  de outubro de 2014




















Os diversos atos políticos realizados no Estado do Maranhão pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB), desencadearam em soma expressiva de números de votos e possibilitando a reeleição da presidente Dilma Rousseff.
Não somente o PMDB da governadora Roseana Sarney, mas também a legenda presidida pelo deputado federal Cleber Verde, foi fundamental na atuação com deputados, prefeitos, vereadores e lideranças políticas.

Leia Também: Belezinha faz mais um arrastão pró-Dilma, em Chapadinha
Quando estava à frente do Ministério da Pesca e Aquicultura, o ministro substituto Átila Maia da Rocha, participou a convite de dirigentes do PRB do importante ato político no Maranhão como representante da presidente Dilma Rousseff.

No ultimo encontro realizado também pelo PRB na ASFEM do Filipinho, em São Luís, Verde reuniu o ex-ministro e deputado federal Gastão Dias Vieira, o senador João Alberto e o ministro licenciado de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini. Na ocasião, representantes de sindicatos e associações de pescadores acompanharam os discursos e deixaram o local entusiasmados.

O reflexo da votação presidenciável comparando a outros estados deve-se também ao segundo maior partido do Maranhão: o Partido Republicano Brasileiro (PRB), que trabalhou diuturnamente contribuindo com os 78,76% dos votos válidos dados para reeleição da presidente Dilma Rousseff.



Acusado de estupro é torturado e morto em presídio do MA

Acusado de estupro é torturado e morto em presídio do MA


Terça-Feira, 28 de outubro de 2014

Foto: Blog do Maycon Alves

Um preso identificado como Kelvinson Leão de Sousa, de 25 anos, foi torturado, violentado e depois assassinado na madrugada de domingo (26), na Delegacia Regional de Zé Doca.

Segundo informações, o a tortura teve início por volta das 20h30 de sábado e se estendeu até 2h. Os companheiros de cela prenderam os pés e as mãos do homem, que ainda foi amordaçado.

De acordo com o delegado Jader Alves, os onze companheiros de cela descobriram que ele havia sido preso por estupro. O homem foi torturado, tendo até um cabo de madeira enfiado no ânus. Todos os homens vão responder por homicídios qualificado, tortura e estupro.
Prefeitura de Chapadinha homenageia servidores públicos com shows e valiosos prêmios

Prefeitura de Chapadinha homenageia servidores públicos com shows e valiosos prêmios


Terça-Feira, 28 de outubro de 2014



A comemoração ao dia do servidor público municipal foi repleta de prêmios e muito show na noite da última segunda-feira ( 27 ). Duas bandas (Forró na Veia e Forró da Curtição) animaram o público que marcou presença na Praça do Povo. 

A prefeita Ducilene Belezinha, secretários municipais, assessores e os deputados federal Cleber Verde ( PRB ) e estadual Zé Inácio ( PT ), participaram da festa dedicada a todos os servidores públicos de Chapadinha e aproveitaram a oportunidade para agradecer a expressiva votação que receberam dos chapadinhenses no dia 5 de outubro.


“ Parabéns a todos os servidores públicos de Chapadinha e parabéns à prefeita Ducilene Belezinha pelo seu excelente trabalho frente a esse município. Queremos agradecer a todos dessa linda cidade pelos votos que nos foram dados e estamos reafirmando nosso compromisso, com o povo de Chapadinha, para trazermos mais emendas e muito mais obras para essa cidade”, disse o deputado federal, Cleber Verde.
“Estamos muito felizes por essa linda festa, que a prefeita Belezinha e toda sua equipe prepararam para os servidores públicos de Chapadinha. Parabéns a todos que trabalham para tornar Chapadinha uma cidade promissora. Nessa oportunidade queremos agradecer a todos que acreditaram em nosso projeto e nos deram seu voto de confiança nessas eleições”, declarou o deputado estadual eleito, Zé Inácio.
Em reconhecimento à importância que todos os servidores tem para o bom funcionamento das atividades do governo, um grande sorteio, de 10 valiosos prêmios, entre eletrodomésticos, de informática e até duas motos 0km, foi realizado. E as sortudas da noite, que ganharam as motos foram: Raimunda do Nascimento Araújo ( ACS ) e Jaqueline Araújo de Aguiar ( ACS ).

“ Estou muito feliz e emocionada. Eu nunca ganhei em sorteio e hoje, fui contemplada com uma moto. Foi muito inteligente a ideia de fazer o sorteio pela matrícula do servidor. Achei muito justo”, comemorou Jaqueline Araújo.
Para a prefeita Ducilene Belezinha o resultado do sorteio foi positivo. Como o objetivo era homenagear a todos os servidores, o sorteio foi uma forma democrática de dá condições a todos participarem.
“ Nós preparamos essa festa para homenagear a todos os servidores de nosso município. Sabemos da importância que cada um tem para o desenvolvimento de nossa cidade. Parabéns a todos os servidores públicos de Chapadinha”, finalizou a prefeita Ducilene Belezinha.