terça-feira, 27 de janeiro de 2015

CONSTRUÇÃO DE 08 UBS - Prefeitura de Chapadinha em Parceria com Governo Federal Gera Emprego e Investimento na Saúde Básica

Compartilhar

Terça-Feira, 27 de janeiro de 2015


Descentralizar o atendimento médico e desafogar o sistema de urgência e emergência no hospital começa com o serviço de atenção básica eficiente e mais perto da comunidade e é nessa linha de trabalho que a prefeitura de Chapadinha, através da secretaria de saúde, conseguiu junto ao ministério da saúde convênios para a construção de 8 unidades de saúde (UBS) para o município, sendo 4 para a zona rural e 4 na cidade.


Uma delas está no residencial José de Sousa Almeida (Mil Casas), que já está sendo construída. A movimentação, por enquanto, só dos operários que estão trabalhando na obra, que desde sua fundação, já está gerando emprego aos moradores do local.

Francisco das Chagas é um exemplo, hoje, exerce a função de ajudante de pedreiro. Ele faz parte do grupo de profissionais, que garantiu um emprego na cidade e bem perto de casa, graças à busca constante da prefeita Ducilene Belezinha, por melhorias para a cidade.

A satisfação de Francisco é o que motiva a busca diária por mais oportunidades para trabalhadores, que antes teriam que ir pra longe em busca de um emprego. Mas como o próprio Francisco disse, o serviço fica perto de onde mora e o objetivo agora é se aperfeiçoar no ofício.


“Eu tava parado e aí surgiu essa oportunidade. Eu trabalhava no sul do Estado nessa mesma função. Aqui tá bom. Já quero aprender mais e passar a ser pedreiro, quero evoluir. Quanto mais obras na cidade, mais serviço pra gente, né? Venho a pé. Moro pertinho. É uma oportunidade para os moradores daqui”, disse o ajudante de pedreiro, Francisco das Chagas de Sousa.


O obra, de quase meio milhão de reais com 317 metros quadrados, vai atender às exigências do Ministério da Saúde e com uma novidade, uma sala para os agentes comunitários de saúde. Os trabalhos estão na fase da fase da fundação, com valas, baldrames e já deve passar pra parte das vigas inferiores. A visita ao canteiro de obras e conferência ao projeto foi para confirmar tudo isso.


“Estamos visitando mais um investimento que está sendo trazido pra Chapadinha. Essa obra já começa beneficiando as pessoas do próprio bairro que estão sendo empregadas. Isso aquece a economia local. Isso é realidade!” disse o secretário de infraestrutura, Aluísio Santos.

Dos 4 postos, que estão em construção na cidade, este foi trazido pra cá, por se tratar de um bairro populoso e que estava desassistido na área da saúde básica. Estas ações também visam acabar com o pagamento de aluguéis de imóveis onde funcionam alguns postos de saúde.


“Este investimento na atenção básica vai ajudar no combate a doenças e também vai acabar com o pagamento de imóveis para o funcionamento de UBS. Todos vão funcionar em prédios próprios. Este bairro foi escolhido por ser populoso e vai ser como ponto estratégico nas ações a serem desenvolvidas nesta região. Esse é o reflexo de uma gestão que está atenta às questões importantes do município”, concluiu o secretário de saúde, Allan Monteles.

Por: Suzenne Costa - Secom/PMC
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: