terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Neldan Araújo: Sai resultado de recente exame; Professora continua sem esboçar reação e Médicos retiram sedação da professora Neldan

Compartilhar


Novas informações sobre a professora Neldan Araújo, que está internada no Hospital UDI, em São Luiz.

Por William Fernandes 

Terça-Feira, 13 de janeiro de 2015

Atualizada às 11h14 desta terça-feira (13)

Dr. Francisco Aguiar, cardiologista, nos informou que a equipe médica decidiu, nesta terça (13) retirar a sedação, que estava prevista para durar pelo menos 48h. De acordo com o médico, o quadro continua estável, ou seja o mesmo quadro de ontem. "A novidade é que os médicos resolveram suspender a sedação, para ver se Neldan esboça alguma reação. Será suspenso também o remédio que faz amentar a pressão. Agora é aguardar a traqueostomia e a gastrostomia", informou.

Mantida também a previsão de internação prolongada. Há poucas perspectivas de uma recuperação total. "O mais esperado é que fiquem sequelas graves, infelizmente", disse Dr. Aguiar. 

Ontem, (12/01)


A professora da rede municipal e presidente do SINDCHAP - Sindicato dos Servidores Público Municipais de Chapadinha, Neldan Araújo, está internada em São Luiz, desde o último sábado, quando foi submetida a uma cirurgia e passou por complicações. Chapadinha inteira acompanha apreensiva o quadro da professora, que é bastante conhecida por sua participação em movimentos sindicais, na luta pelos direitos dos trabalhadores do serviço público.

ontem (12) ela foi transferida para o hospital UDI. Agora há pouco ela foi submetida a um eletroencefalograma. 

O médico Francisco Aguiar conversou com o médico que está de plantão e enviou informações via whatsapp, sobre o resultado do eletroencefalograma. Ele disse que "o resultado não foi bom, mas não foi o pior e ela está sem esboçar nenhuma reação".

De acordo com Aguiar, a ressonância mostrou que grande parte do cérebro sofreu isquemia* nos dois lados e que ela deve ficar sedada pelas próximas 48 horas, para que o cérebro tenha bastante repouso, na tentativa de alguma recuperação. Após esse período serão feitos novos exames. Aguiar disse ainda, que em casos semelhantes a evolução é demorada.

“A perspectiva é de uma evolução bem arrastada. Não há perspectiva de que ela tenha melhora nos próximos dias, de que ela possa acordar nos próximos dias”, afirmou Aguiar.

Ainda segundo o médico, provavelmente daqui a alguns dias ela Vai fazer Traqueostomia - orifício artificial criado cirurgicamente através da frente de seu pescoço e em sua traqueia, um dos recursos que podem ser usados para facilitar a chegada de ar aos pulmões quando existe alguma obstrução no trajeto natural - e gastrostomia - abertura criada no estômago para a parede do abdome. A gastrostomia pode ser necessária se o paciente não for capaz de ingerir pela boca comida suficiente para uma boa nutrição - para ficar no respirador.

Dr. Francisco Aguiar disse que casos semelhantes os pacientes ficaram no hospital um mês, dois meses e pediu a todos que tenham paciência, pois a evolução é demorada.

____________________________
*O que é isquemia cerebral
A isquemia cerebral é uma redução localizada do fluxo sanguíneo ao cérebro, ou partes dele, devido a obstrução arterial ou hiperfusão sistemática. A isquemia cerebral também está conectada à hipoxia cerebral, se prolongada, e infarto cerebral.  
Isquemia cerebral é uma condição que causa dano cerebral irreversível. A interrupção do fluxo sanguíneo ao cérebro resulta em perda da consciência depois de 10 segundos.
=======================================================


CORRENTE DE ORAÇÃO:
Nesta terça, 13, acontece uma  Corrente de Oração pela saúde e recuperação da Professora Neldan Araujo, às 19h, no SINDCHAP, à Rua Francisco Ribeiro de Aguiar, 156, Campo Velho.
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: