quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Pena de Morte: Indonésia vai executar neste sábado brasileiro condenado por tráfico

Compartilhar


Marco Archer Cardoso Moreira, 53 anos, foi preso em 2004, ao entrar no país com mais de 13kg de cocaína.

Quinta-Feira, 15 de janeiro de 2015

Marco Archer transportava cocaína em tubos de asa-deltaFoto: Ver Descrição / Ver Descrição

O governo da Indonésia informou nesta quarta-feira que a execução do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, 53 anos, ocorrerá na noite do próximo sábado (meio da tarde, no Brasil). Ele foi condenado por tráfico em 2004, ao entrar no país com 13,4 kg de cocaína escondidos em tubos de uma asa-delta.

A informação foi dada ao jornal Folha de S. Paulo por Tony Spontana, porta-voz da Procuradoria-Geral, órgão responsável pelas execuções na Indonésia. Se ocorrer, será a primeira vez que um brasileiro será executado no Exterior. A morte será por fuzilamento.


Outro brasileiro, o paranaense Rodrigo Gularte, 42 anos, também está no corredor da morte do país. Ele teve rejeitado, na última sexta, o pedido de clemência feito ao presidente Joko Widodo. Não há mais impeditivos legais no país para executá-lo.


Preparação

Na quarta-feira, Marco foi levado da prisão de Pasir Putih (localizada a 400 km da capital Jacarta) para outra unidade, como procedimento preparatório para a execução. Ele ficará isolado antes do fuzilamento. 


De acordo com a reportagem da Folha, uma tia de Marco viaja para o país. No Brasil, amigos se mobilizam nas redes sociais para tentar evitar a execução. Os pais de Marcos já morreram, e ele não tem filhos.


Segundo Utomo Karim, advogado pago pelo governo brasileiro para defendê-lo, a essa altura, apenas a intervenção da presidente Dilma Rousseff, diretamente com o presidente da Indonésia, poderia adiar a execução do brasileiro. Widodo, no entanto, não teria respondido aos pedidos de contato feitos pelo Brasil.

Governo brasileiro
Caso a pena de morte seja cumprida neste sábado, Moreira será o primeiro estrangeiro a ser executado na Indonésia em 2015.

O Itamaraty informou apenas que continua mobilizado e acompanha o caso, avaliando “todas as possibilidades de ação ainda abertas”. O governo brasileiro afirmou que não dará detalhes sobre as decisões tomadas.

A organização Anistia Internacional informou que, por ser "contra a pena de morte em qualquer circunstância", repudia "veementemente a decisão do governo indonésio em executar Marco Archer". A organização disse que lançou uma ação para que todas as suas seções pressionem o governo Indonésio a não levar adiante as execuções.

Instrutor de voo, Marco Archer foi preso em 2004 ao tentar entrar na Indonésia com 13 quilos de cocaína escondidos nos tubos de uma asa delta. A droga foi descoberta pelo raio-x, no Aeroporto Internacional de Jacarta. O brasileiro conseguiu fugir do aeroporto, mas foi preso duas semanas depois.

Além de Marco Archer, o paranaense Rodrigo Muxfeldt Gularte também está detido no arquipélago do sudeste asiático por tráfico de cocaína e aguarda no corredor da morte.


Fonte: Zero Hora


Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: