quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Policiamento Comunitário: Uma ferramenta importante no combate ao crime, diz Jefferson Portela

Compartilhar


Uma das prioridades na gestão de Jefferson Portela é a ampliação de políticas de Segurança. Para ele, reforçar o policiamento comunitário é um dos eixos prioritários da Segurança Pública.

CN1, com informações da SSP-MA

Quarta-Feira, 07 de janeiro de 2015

Foto: Divulgação

O Policiamento Comunitário é uma das principais ferramentas no meio social. Além de dinamizar os trabalhos preventivo, ostensivo e repressivo, a ferramenta também tem o papel de coordenar às ações educativas de cada área, abrangendo um setor mais dinâmico e interativo, possibilitando uma relação de proximidade entre Polícia e Comunidade.

O secretário de Segurança Pública, Jefferson Miller Portela, destacou a importância da proximidade da população para o desempenho da polícia. “O relacionamento com a comunidade é fundamental. Quando a população confia, ela colabora. Todo esse processo evolutivo caracteriza uma relação de confiança e ajuda o serviço policial” destacou.

A parceria com a comunidade e a integração das forças policiais também é um dos pontos importantes citados pelo delegado. “Temos que trabalhar de modo completamente integrado. É extremamente eficaz a união das policiais para somar forças nas ações, e fortalecer o combate a criminalidade. Colocar em prática o que aprendemos é um fator bastante relevante nas atuações policiais”, frisou.

Uma das prioridades na gestão de Jeferson Portela é a ampliação de políticas de Segurança. Para ele, reforçar o policiamento comunitário é um dos eixos prioritários da Segurança Pública.

“Nas unidades policiais iremos implantar mais Centros de Inclusão Digital, além de diversos cursos profissionalizantes para promover a qualificação de jovens e crianças. Além de aumentar o contingente de policiais, iremos trabalhar para promover uma segurança pública em parceria com a comunidade”, disse o secretário.

Em outra linha, esse tipo de Policiamento, também caracteriza uma ação do policial que consiste na atitude de coibir atitudes antissociais, e desta forma, sessar atos infracionais, sem utilizar medidas repreensivas. Para isso, o trabalho de segurança comunitária se estende ao conhecimento das características sociais da área, sob a perspectiva de identificar problemas no âmbito da segurança e, assim gerar soluções efetivas. 

Histórico

Foi criado em 12 de outubro do ano de 1923, através da Lei Estadual n°.2.704, o 1º Batalhão de Policia Militar do Maranhão, localizado atualmente na Av. João Pessoa nº 268, no bairro Outeiro da Cruz.

Unidade Operacional responsável pelo policiamento ostensivo na área sul da Região Metropolitana da Capital, cobrindo um total de 96 localidades habitacionais, dentre as quais se incluem as comunidades que formam o eixo Itaqui Bacanga, área pioneira no Estado do Maranhão na implantação do modelo de Policiamento Comunitário que hoje se encontra amplamente difundido por toda região de São Luís do Maranhão e dos municípios adjacentes de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.  





Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: