sábado, 10 de janeiro de 2015

Secretaria de Igualdade Racial de Chapadinha destaca ações promovidas em 2014

Compartilhar

Sábado, 10 de janeiro de 2015

kit (2)
O ano de 2014 foi muito promissor para a Secretaria Municipal de Políticas Públicas e Promoção da Igualdade Racial de Chapadinha que realizou diversas ações conjuntas com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial- SEPPIR e com a Secretaria Extraordinária de Estado de Igualdade Racial do Maranhão- SEIR.
As atividades são referentes às ações planejadas do PROJETO FORTPIR da Secretaria de Estado de Igualdade Racial em parceria com o Governo Federal. O Projeto beneficia 72 municípios maranhenses que aderiram ao Fórum Intergovernamental de promoção da Igualdade Racial- FIPIR, com isso os municípios receberam a estrutura básica para funcionamento do organismo municipal da política de igualdade racial: computador com impressora, mesas, cadeiras, armário e materiais para expediente.
Durante os meses de novembro e dezembro de 2014 a secretária municipal, Francisca Pessoa, representou o município durante os 04 cursos modulares de formação de gestores municipais da política promovidos pela SEIR. O projeto FORTPIR também contempla capacitação de conselheiros municipais e orientações básicas para elaboração dos Planos Municipais de promoção da Igualdade Racial.
O município de Chapadinha é referência regional na promoção da igualdade racial no Baixo Parnaíba e para tanto foi escolhido para atuar em parceria com a SEIR para realizar a capacitação dos conselhos municipais de: Brejo, Mata Roma, Buriti e Afonso Cunha.
Através da Secretaria Municipal de Igualdade Racial em parceria com a Federação Umbandista do Baixo Parnaíba, Chapadinha sediou um encontro para Elaboração do Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável dos Povos de Matriz Africana do Maranhão. Nesse encontro estiveram presentes a sociedade civil e os secretários municipais e técnicos de Chapadinha: Chiquinha Pessoa (SMPIR) Paiva (SEMAS), Maria Coelho (SEMED) e Zezinho (Trabalho). Trabalho.
A Secretaria Municipal de Igualdade Racial foi contemplada com uma viagem a Brasília para exposição do evento de balanço de gestão da SEPPIR no período de 2011 a 2014. Entre representantes da sociedade civil, governos municipais, estaduais e do DF, instituições parceiras e servidores do órgão federal, a atividade teve a participação de cerca de 400 pessoas na qual a Sec. Chiquinha Pessoa foi representando o município de Chapadinha.
SECOM/PMC
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: