terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Superintendência de Polícia Civil do Interior planeja medidas pontuais no combate à criminalidade

Compartilhar


CN1, com informações da SSP/MA

Terça-Feira, 20 de janeiro de 2015

A Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI) tem planejado e executado uma série de medidas em todo o estado, para garantir a tranquilidade da população e lhe apresentar respostas rápidas e eficientes.

À frente da SPCI, o delegado Dicival Gonçalves (foto), tem destacado uma série de ações pontuais a serem desencadeadas para reverter o quadro de violência instalado no interior do estado.

Umas das medidas prioritárias do superintendente é o combate sistemático contra o tráfico de entorpecentes nos 217 municípios do estado, com o gerenciamento das 18 delegacias regionais coordenadas pela SPCI.

Outro ponto imprescindível que precisa ser ajustado, de acordo com o superintendente, é a transferência dos presos das delegacias de polícia e das regionais, aos órgãos competentes, a fim de liberar os delegados de polícia, investigadores e escrivães para atuarem de forma mais enérgica na investigação e apuração dos crimes e encaminhá-los à Justiça Pública.
Reformas e construções de novos prédios a curto, médio e longo prazo compõem a lista de ações a serem desenvolvidas. 

“Iremos equipar as delegacias com as ferramentas apropriadas para o exercício da atividade policial. Providenciaremos armas e equipamentos de tecnologia ao nosso efetivo”, frisou Dicival Gonçalves.
Para facilitar e dar celeridade a consulta de dados e compartilhamentos de informações, todas as delegacias regionais vão ter acesso ao Sistema Integrado de Gestão Operacional (SIGO). Atualmente, apenas seis delegacias regionais disponibilizam desta ferramenta. 

Outro ponto crucial é a busca pelo aumento do efetivo policial civil, entre delegados, investigadores e escrivães, para ampliar e otimizar as ações. “Operações programáticas em todos os municípios do estado vão ser intensificadas e constantes no combate aos crimes, dando apoio nas investigações e prisões aos respectivos delegados regionais e municipais.”, destacou o superintendente.

Delegado Dicival frisou que a diminuição da violência passa a ser verificada pelos indicadores, a fim de produzirem um diagnóstico e implementar ações sistemáticas com investigações e prisões.

Dentre as medidas elencadas pelo superintendente, constam também a realização de palestras e reuniões com a comunidade dos municípios, para alertá-los e orientá-los sobre diversos assuntos relacionados à segurança pública. 

O superintendente ressaltou ainda, a importância da interação com a Polícia Militar e demais órgãos para a obtenção de resultados mais expressivos.

Ciclone
Na semana passada, a SPCI desencadeou uma grande operação em todo o estado do Maranhão, com foco em apreensão de armas de fogo, drogas e veículos, cumprimentos de mandados de Prisão e Busca e Apreensão. Ao todo, foram realizadas 64 prisões e apreendidos 9 veículos e 19 armas de fogo. 

Além da apreensão de 242 pedras de crack; 30 frascos de loló; 11 pés, 97 trouxas e 400g de maconha. De acordo com o superintendente do interior, o intuito da operação Ciclone é retirar de circulação tudo que está fora da normalidade e impactar a área de atuação.

Com um saldo muito positivo, o delegado Dicival informou que vai dar continuidade a operação e intensificar o combate à criminalidade no interior do estado. “Precisamos devolver a sensação de paz à nossa sociedade. Para isso, não vamos medir esforços. Estamos planejando uma série de ações a serem deflagradas no estado para diminuir os índices de criminalidade.”, pontuou. 
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: