domingo, 19 de abril de 2015

A chacina que deveria adiar as semifinais do paulistinha

Compartilhar

Oito pessoas morreram na noite deste sábado (18), depois de serem baleadas na sede do Pavilhão Nove, uma das torcidas organizadas do Corinthians.


Domingo, 19 de abril de 2015



Em vários países que levam futebol a sério, qualquer morte que coloque em dúvida a segurança de uma partida obriga os organizadores a adiarem. Na noite de sábado, oito membros da torcida corinthiana Pavilhão Nove foram executados na sua sede, sabe-se lá por quem. Mas no nosso Brasil nem sequer se cogita adiar os clássicos da tarde de domingo. 

Haverá quem diga que as execuções foram causadas por uma acerto de contas, possivelmente com membros do crime organizado. Pode ser. Mas não sou policial. O que sei é que oito membros de uma torcida organizada foram executados na sua sede, na véspera de um clássico, e desconhecemos quem perpetrou a ação. Existe dúvida razoável sobre a segurança da partida.

Há poucos meses o Corinthians perdeu um mando de campo e foi multado em R$ 50 mil porque membros das torcidas Pavilhão Nove e a Camisa 12 se estapearam durante um clássico contra o São Paulo. Existem casos recentes de corinthianos atentando contra a vida de palmeirenses e palmeirenses atentando contra corinthianos. Sem falar nas outras torcidas.

Se isso não é dúvida razoável, nada é dúvida razoável. É quase certo que a partida acontecerá de qualquer maneira, porque nosso calendário aloprado não dá espaço para adiamentos e porque as redes de TV não querem ficar sem sua principal atração da tarde de domingo. Mas o ideal seria parar tudo. São oito pessoas mortas, não se trata de um detalhe triste.

Grandes especialistas dirão que as torcidas organizadas não invadem o espaço uma da outra. E citam precedentes nos quais isso aconteceu e seus chefes forçaram os invasores a se desculparem. Acho que isso não importa. A dúvida razoável não se resolve com precedentes de razoabilidade de gente tão alucinada quanto essa que dirige nossas torcidas organizadas.

Se eu tivesse ingresso para Corinthians x Palmeiras em Itaquera, talvez iria se a polícia tivesse no mínimo uma suspeição provável para quem matou os torcedores. Sem isso, ligaria a televisão com quase nenhum interesse. O que é uma semifinal de paulistinha diante de um crime ainda sem explicação que terminou em oito torcedores mortos?  

Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: