segunda-feira, 13 de abril de 2015

Arbitragem desastrosa estraga o clássico com mais um erro grosseiro que prejudica o Vasco contra o Flamengo - o sexto desde 2010!

Compartilhar

Segunda-Feira, 13 de abril de 2015

Vasco e Flamengo fizeram um clássico quente neste domingo, no Maracanã
© Gazeta Press Vasco e Flamengo fizeram um clássico quente neste domingo, no Maracanã

A disputa que já seria tensa por toda a rivalidade histórica, valer vaga na final do Estadual e pelo imbróglio Fla-Flu x FERJ/Eurico Miranda se transformou numa guerra pela péssima arbitragem no aspecto disciplinar comandada por João Batista de Arruda.
O lance capital: Jonas, afobado e nitidamente pilhado, levantou demais o pé e acertou violentamente o rosto de Gilberto. Imprudência, mas agressão para cartão vermelho direto, sem necessidade de replay para constatar. Aos dez minutos de jogo, só um cartão amarelo. Não por acaso, sete minutos depois Vanderlei Luxemburgo trocou o volante por Everton e admitiu que foi para evitar a punição.
Tudo a seguir no Maracanã foi consequência. Se aquela entrada não era para expulsão, qual seria? As mais notáveis: Cirino entrou para rachar em Guiñazu, Dagoberto agrediu Bressan. O árbitro, pressionado e certamente informado sobre o equívoco de não ter expulsado o rubro-negro, se intimidou, em outros lances tentou compensar sendo menos rígido com os vascaínos. Se perdeu em dez cartões amarelos, nenhuma expulsão.
O jogo em si foi de fraco nível técnico. Madson foi o melhor em campo. Perfeito na marcação e no apoio. Seguido de perto por Paulo Victor, responsável pela manutenção do empate no período de domínio cruzmaltino que preserva a vantagem do Flamengo para a partida decisiva.
Dentro deste contexto de ligeira superioridade vascaína, embora o Fla também tenha desperdiçado chances cristalinas, a não expulsão de Jonas torna-se um equívoco que pode ajudar a definir um dos finalistas do torneio regional. Em tese, o Vasco teria pouco mais de 80 minutos com um homem a mais. Poderia ser derrotado em um contragolpe ou também ter um homem expulso, mas as chances de vitória aumentariam consideravelmente.
Luxemburgo conversa com o volante Jonas após fazer a substituição
© Gazeta Press Luxemburgo conversa com o volante Jonas após fazer a substituição

Sem dar voz às teorias de conspiração criadas pelos torcedores nem acusar sem provas, o fato é que no retrospecto recente o Vasco vem sendo prejudicado seguidamente por erros grosseiros de arbitragem nos duelos contra o Flamengo.
Desde o toque de braço de Williams dentro da área do Fla, admitido pelo próprio jogador, aos 42 minutos da segunda etapa da vitória rubro-negra por 2 a 1 na semifinal da Taça Rio de 2010. Passando pelos pênaltis claros de Léo Moura sobre Bernardo e do próprio Willians sobre Diego Souza nos dois empates pelo Brasileiro de 2011 - que comprometeram o Vasco na disputa do título com o Corinthians.
Até o gol de falta de Douglas em que a bola entrou nitidamente, também sem necessidade de replay, na vitória rubro-negra por 2 a 1 na fase classificatória, e o impedimento de Marcio Araújo que valeu o empate em 1 a 1 na decisão e o título estadual em 2014.
Lances discutíveis acontecem em todos os clássicos e certamente o Flamengo foi prejudicado em alguns. É importante também diferenciar o que acontece no calor da partida e o "jogo da TV", como bem define o nosso Paulo Calçade. O gol de empate que valeu a 33ª conquista do Carioca no ano passado, por exemplo, não provocou reclamações no momento, apenas com a imagem em ângulo favorável.
Só que a equipe de arbitragem está lá para minimizar os erros. A irregularidade não marcada deveria ter sido clara para o assistente. Valeu taça. Negou ao Vasco o título que não vem desde 2003.
Aqui não há espaço para clubismo ou a mínima sugestão de "esquema" ou complô. Só não mais é possível jornalisticamente observar seis absurdos contra um mesmo clube em clássicos entre gigantes tradicionais e populares do futebol brasileiro nos últimos cinco anos sem pontuá-los e relacioná-los. Ainda que envolvam escalações, momentos e diretorias diferentes.
A não expulsão de Jonas é um equívoco que pode não ter o peso dos demais. Mas também corre o risco de separar o Vasco de mais uma disputa de título. Se "o respeito voltou", cabe questionar a comissão de arbitragem da FERJ (COAF). Mas buscando soluções, sem pressão para tentar um favorecimento no próximo domingo.
Nem "tudo armado", nem "roubado é mais gostoso". Apenas um clássico em que se fale mais de bola, técnica, tática, emoção e menos das polêmicas do apito. Será possível?
Fonte: MSN Esportes
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: