sexta-feira, 22 de maio de 2015

Academia de Polícia da PMMA comemora 22 anos

Compartilhar

CN1, com informações da SSP/MA

Sexta-Feira, 22 de maio de 2015

Para comemorar os 22 anos da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD), a Polícia Militar do Maranhão (PMMA) organizou uma cerimônia militar, na sexta-feira (15), quando prestou homenagens a personalidades civis e militares pelos relevantes serviços prestados a sua principal unidade de ensino e ao Curso de Formação de Oficiais (CFO).

O comandante da APMGD, tenente coronel Carlos Augusto Furtado Moreira, comandou a solenidade entregando brasão e certificado ao secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela; ao comandante geral e subcomandante da PMMA, coronéis Marco Antônio Alves da Silva e Raimundo Nonato Santos Sá; ao diretor de ensino da corporação, coronel Gonçalo Alves de Sousa; e ao comandante da Academia de Polícia Militar do Estado da Bahia, coronel Roberto Costa Guimarães.


“Trago o abraço fraterno do governador Flávio Dino e o respeito e admiração dele por todas as forças de segurança do Estado que lutam diuturnamente para realizar a política de promoção da paz”, disse o secretário Jefferson Portela. “O governador, também parabeniza a grandiosa unidade dessa instituição de ensino militar, um celeiro de formação de comandantes e que, em 22 anos, forma e capacita homens e mulheres que dedicam sua vida a essa nobre instituição militar”.

Foram homenageados também, diversos gestores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), instituição parceira da APMGD, entre os quais o reitor Gustavo Pereira da Costa, e professores do CFO, além de ex-comandantes da academia, com destaque para o seu primeiro comandante, coronel da reserva remunerada Delary Pires Cantanhede.
A solenidade marcou também uma homenagem a 29 oficiais da 1ª turma do CFO da Academia Gonçalves Dias. Eles ingressaram no ano de 1993 e, hoje, são oficiais que exercem funções de grande responsabilidade na PMMA.


Durante a solenidade, o comandante Carlos Augusto Furtado Moreira falou da importância do trabalho da Academia de Polícia Militar. “As homenagens representam o reconhecimento pela contribuição moral e intelectual que os senhores ajudaram a construir”, afirmou. Ele destacou a confiança e o respeito do comando da PMMA pela APMGD e a pela atual gestão.

O coronel Raimundo Nonato Santos Sá, que foi membro da 1º turma do CFO, falou da emoção que sentiu com a homenagem. “Hoje é um data muita significativa pra mim e meus companheiros, gostaria de falar do nosso comprometimento e nossa união, pois aqui iniciamos nossa vida profissional e é esse exemplo que queremos que vocês (cadetes) sigam”, afirmou.


 Para o comandante Marco Antônio Alves da Silva, a Uema tem um papel muito importante da história da APMGD, que foi criada em 1993. “É uma academia militar pensada pelo corpo de oficiais, entendendo a necessidade de consolidar a formação dentro da realidade do Maranhão. Em sua trajetória, conquistou um alcance social e profissional inestimável”. Ele lembrou as dificuldades, mas disse que a academia, em 22 anos de atuação, formou centenas de oficiais, servindo como referência para outras instituições. 

A Academia Militar, nesses 22 anos, também formou cadetes para outros estados. O CFO, reconhecido pelo MEC, é fruto do convênio firmado no ano de 1993 entre Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e PMMA, e tem a duração de quatro anos.
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: