sábado, 27 de julho de 2013

Prefeitura de Brejo realiza 6ª Conferência Municipal de Assistência Social

Compartilhar


Por CN1/Luis Carlos Júnior

Sábado, 27 de julho de 2013

A  Conferência contou com a presença maciça dos usuários da política de assistência social, dentro os quais um número expressivo de crianças e idosos.  Totalizando a participação de aproximadamente 300 pessoas. 


Solenidade de abertura dos trabalhos da 6ª  Conferência Municipal de Assistência Social de Brejo-MA


A Prefeitura de Brejo através da Secretaria  de Assistência e do Conselho Municipal  promoveram nesta sábado (27)  a VI Conferência de Assistência Social, o   evento foi realizado   no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras  Rurais.  

A 6ª  Conferência Municipal de Assistência Social  teve  como tema central  "A Gestão e o Financiamento na efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)" que tem como objetivo  avaliar a gestão e  o financiamento da política social de Brejo  e propor  diretrizes para o seu aperfeiçoamento.







A abertura oficial do evento contou com o vice-prefeito Dr. Chico Caldas, representando o prefeito Dr. Omar; Luis  Regis, secretário municipal de Planejamento e Gestão; Lourinaldo  Rodrigues  de Abrantes, secretário de Assistência Social;  Iraneide Carvalho, presidente do Conselho Estadual de Assistência Social; Luana Mayra Oliveira, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social; vereadora, Olivia Caldas, representante do poder legislativo; Márcio Luis, representante da secretária municipal de saúde; Jéssica da Silva, representante dos usuários da política de Assistência Social (serviço de convivência e fortalecimento de vínculos de 15 a 17 anos – antigo projovem); secretários e vereadores.


 Rosângela Bertoldo, conferencista/ Iraneide Carvalho, Pres. Cons. Estadual de Assistência Social/Chico Caldas, Vice-Prefeito/ Lourinaldo Rodrigues de Abrantes, Secretário Municipal de Assistência Social



Participaram  ainda da conferência, representantes de órgãos públicos; trabalhadores da assistência social, entidades de assistência social; usuários e representantes de organizações de Defesa de Direitos (criança e adolescente, idoso, pessoa com deficiência e mulher). 




Depois da solenidade de abertura com a execução do hino nacional, o grupo de capoeira do SCFV e dos grupos  de capoterapia de idosos fizeram uma apresentação aos presentes. Os participantes da conferência tiveram a oportunidade de conhecer o painel "Secretaria em Ação" e visitar um stande com artesanatos feitos pelos moradores do município. 




Após ser  discutida e aprovada o Regimento Interno da Conferência, a conferencista e assistente social, Rosângela Bertoldo, apresentou o tema: Conferência Magna "A Gestão e o Financiamento na efetivação  do SUAS".  

Rosângela Bertoldo - conferencista


O secretário Municipal de Assistência Social,  Lourinaldo  Rodrigues de Abrantes, apresentou o painel: "Os avanços e desafios na Gestão Municipal da política de Assistência Social".

Lourinaldo Rodrigues de Abrantes - Sec.  Municipal de Assistência Social


Luis Regis, Secretário Municipal de Planejamento e Gestão/Iraneide Carvalho, Pres. do Conselho Estadual de Assistência Social/Lourinaldo Rodrigues, Sec. Municipal de Assistência Social/ Rosângela Bertoldo, conferencista


O secretário Dr. Luis Regis, avaliou como positiva a VI  Conferência.  “Esse é um momento muito  importante para podermos  discutir por meio da participação dos usuários as questões da assistência social no nosso município. Avaliar  a política pública  e propor deliberações e propostas coletivas  possibilitam uma maior eficiência no atendimento aos cidadãos.  Importante também,  foram os questionamentos feitos pelos usuários sobre as políticas de assistência social oferecida pelo governo municipal", frisou o secretário.

Luis Régis,  lamentou a ausência dos intelectuais de Brejo na conferência. "Lamento a ausência desses intelectuais na conferência, essas pessoas  poderiam colaborar na avaliação e até deliberarem  sobre a  gestão e  o  financiamento da política social do município. Não é numa  mesa de bar ou nas esquinas que se discutem as politicas sociais da nossa cidade, mas em conferências  como esta,  realizada neste sábado", finalizou Luis Régis.

A tarde o grupo de trabalho  discutiram  e deliberaram  sobre  os eixos temáticos, apresentação das propostas para apreciação da plenária e  eleição dos delegados para 10ª  Conferência  Estadual.



Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: