quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Secretaria de Saúde de Brejo contesta acusação de descaso com paciente: “Denúncia infundada. Mais um factóide. Há interesses políticos por trás disso tudo”.

Compartilhar


Blog do William Fernandes e CN1











Na última segunda, 21, um blog de Timon postou uma suposta denúncia, afirmando que uma dona de casa moradora da localidade Repartição, zona rural de Brejo, teria mantido contato e relatado o que seria uma situação de descaso da secretaria municipal de Saúde do município com sua filha, de 28 anos, que estaria em fase terminal de um câncer no pulmão.

Segundo a postagem, a secretaria não estaria dando assistência à paciente e teria “suspendido o fornecimento de oxigênio domiciliar”.

A secretária de Saúde de Brejo, Lílian Caldas e a adjunta, Maria Zélia, a “Zelinda”, contestaram a informação e a trataram, como mais um factóide. “Desconfio que tem gente da oposição por trás deste factóide, mais um, com interesses políticos, a fim de manchar a imagem da atual administração”, disse Zelinda.

“O que a paciente tem é uma fibrose pulmonar. Nunca suspendemos o fornecimento do oxigênio. No dia em que dona Maria nos procurou, coincidiu de a secretária estar em São Luis, na secretaria de estado da Saúde, e eu, em uma audiência, no Fórum de Brejo e não tinha como atendê-la. Então, a assessora da secretária de Saúde explicou a situação e pediu a Dona Maria que conseguisse o oxigênio de forma particular somente naquele dia e que retornasse no dia seguinte, para receber o oxigênio da secretaria, pois a única loja que vende o produto na região só libera com autorização e na presença da secretária ou da adjunta, e ambas não podiam naquele momento”, esclareceu Zelinda.

Maria da Guia conseguiu um dinheiro emprestado e comprou uma garrafa de oxigênio e retornou no dia seguinte à secretaria de Saúde, onde recebeu mais garrafas. A adjunta disse que, fora esse dia, o fornecimento nunca parou e vai continuar.

Desde quando a secretaria de Saúde começou a fornecer o oxigênio, em julho deste ano, a paciente recebe 14 garrafas por mês. Cada garrafa custa R$ 183,00 e dura dois dias e meio. A secretária mostrou todos os recibos assinados por Maria da Guia, confirmando que o oxigênio está sendo entregue.

Zelinda disse não acreditar que uma lavradora, que mora em uma distante localidade da zona rural tenha ido atrás de um blog situado na cidade de Timom, a mais de 200km de distância, se ela poderia, na pior das hipóteses procurar outros meios, ou até mesmo um blog da cidade para denunciar.

Após a postagem no blog de Timon, Zelinda recebeu Dona Maria da Guia, mãe da paciente, em seu gabinete na secretaria de Saúde e disse que a lavradora afirmou não conhecer nenhum blogueiro e que não entrou em contato com nenhum e nem permitiu que alguém usasse seu nome e o nome de sua filha, expondo-a dessa forma. Não aceita usarem a filha dela para fazerem propaganda política.


“Lamentamos que existam pessoas com interesses escusos, que estejam usando pessoas menos esclarecidas para tentarem denegrir a imagem da atual administração. Estamos nos esforçando ao máximo para oferecer um serviço de qualidade à nossa população e assim continuaremos, independente de ter alguém tentando nos atrapalhar, trabalhando contra o bem-estar de todos”, finalizou a adjunta.
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: