quarta-feira, 12 de agosto de 2015

TJMA através do Juizado Especial de Chapadinha encerram mais um mutirão de demandas judiciais no Centro de Conciliação da FAP

Compartilhar

CN1/Luiz Carlos Jr.

Quarta-Feira, 12 de agosto de 2015

Dr. Cristiano Simas, Juiz de Direito da Comarca/Chapadinha

Durante dois dias, o Tribunal de Justiça do Maranhão, através do Juizado Especial de Chapadinha, promoveu mais  um mutirão das demandas judiciais daquele órgão, desta vez, em parceria com o Centro de Conciliação instalado na FAP.


As audiências aconteceram simultaneamente na sede do Juizado (Fórum) e no Centro de Conciliação (FAP).

O diretor do Fórum de Chapadinha e coordenador do Projeto do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, Juiz de Direito Cristiano Simas, disse ao Portal CN1 que a iniciativa visa desafogar o Judiciário, facilitar o acesso do cidadão à Justiça e agilizar o trâmite processual. 

"Realizamos durante dois dias (terça/11 e quarta/12), um mutirão das demandas judiciais simultaneamente  no Centro de Conciliação que fica na Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP) e no Fórum de Chapadinha. Até o final de agosto, a  meta no Fórum, é julgar todos os processos do juizado que foram protocolados até dezembro de 2014, para que nós no segundo semestre, venhamos a trabalhar somente com os processos  referentes  a  2016, isso no juizado", disse Dr. Cristiano Simas.

O magistrado, destacou a importância e as vantagens  para a sociedade do Centro de Conciliação. "Na medida  em que uma demanda  na Justiça Comum ou no Juizado demoraria três, quatro meses, no Centro de Conciliação, a primeira audiência é marcada em no máximo sete a dez dias, ou seja, é muito mais rápido buscar o Centro as questões de pequena complexidade (que mais assoberbam o judiciário) do  que efetivamente,  se buscar a justiça para resolução desses conflitos", destacou o juiz Cristiano Simas. 

Os acordos feitos no Centro de Conciliação segundo Dr. Cristiano Simas, são encaminhados e homologados pela justiça com força de sentença, e são obrigatórios, exigíveis  e passivos de execução.




Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: