quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Audiência Pública em Araioses discute criação do CBH do Rio Parnaíba

Compartilhar


CN1, com informações da Sema

Quinta-Feira, 05 de novembro de 2015



 O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Comissão de Meio Ambiente  da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), realiza, nesta quinta-feira (5), na cidade de Araioses (MA), a segunda Audiência Pública, para discutir a criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba (CBH Rio Parnaíba).

O evento tem o objetivo de sensibilizar os representantes o poder público e sociedade civil para a importância da manutenção e conservação deste recurso, que garante benefícios  ambientais,  sociais e econômicos para todos os integrantes do processo de desenvolvimento da região  da bacia,  através de uma gestão integrada, descentralizada e participativa. O encontro contará com a participação de deputados estaduais e prefeitos dos municípios que integram o território da Bacia do Parnaíba, além de técnicos e servidores da Sema e Alema.

A Bacia do Parnaíba é a segunda mais importante do Nordeste, abrangendo grande parte dos territórios do Maranhão (39 municípios),  Piauí (223 municípios) e Ceará (20 municípios). A constituição do comitê de bacia hidrográfica é a base da gestão participativa e integrada dos recursos hídricos. A sua composição vai contribuir para que todos os setores da sociedade com interesse sobre a água da bacia hidrográfica tenham representação e poder de decisão sobre sua gestão.

Depois de constituído e aprovado pelo Governo Federal, o Comitê será responsável por deliberar sobre a gestão dos recursos hídricos da Bacia do Parnaíba, a  segunda mais importante do Nordeste. Os municípios maranhenses mais populosos localizados na bacia do Rio Parnaíba são os de Balsas, Brejo, Coelho Neto, Pastos Bons, Santa Quitéria do Maranhão, São João dos Patos, Timon e Tutóia

O Rio Parnaíba, apelidado de "Velho Monge", o principal rio da bacia, nasce nos contrafortes da Chapada das Mangabeiras, confluência de três outros rios: Água Quente, na divisa de Maranhão e Piauí, Curriola e Lontra, ambos no território do estado piauiense. Este corre cerca de 1.450 quilômetros até sua desembocadura no Oceano Atlântico, servindo, ao longo de todo seu curso, de divisa entre Maranhão e Piauí.

São três os seus principais cursos: Alto, Médio e Baixo Parnaíba. No Médio Parnaíba, na altura da cidade piauiense de Guadalupe, encontra-se a barragem de Boa Esperança, que impulsiona a usina de mesmo nome, geradora de energia integrante do sistema Chesf.

É importante mencionar que a bacia possui mais de três mil quilômetros de rios perenes (rios que não secam em tempos de altas temperaturas), centenas de lagoas e, ainda, metade da água do subsolo do nordeste brasileiro, avaliadas em 10 milhões de metros cúbicos ao ano.

Programação 
Quinta-feira (5)
8h - Credenciamento
9h - Abertura
9h30 - Dialogando sobre Comitês de Bacias Hidrográficas: o que são e o que fazem e a importância do CBH Rio Parnaíba
10h30 - Coffee Break
11h - Assinatura do termo de subscrição  pelos prefeitos convidados,  representantes da sociedade civil e usuários da bacia
11h30 - Encerramento 
Local: Escola Tudes José Cardoso, Avenida Dr. Paulo Ramos, Bairro Conceição - Araioses - MA
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: